Search
domingo 17 dezembro 2017
  • :
  • :

Taubaté faz mobilização contra o Aedes aegypti

A campanha “Primaverão sem Mosquito” em Taubaté ganha reforço entre os dias 21 e 28 de outubro com um calendário de atividades dentro da Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti.
O calendário conta com apresentações de trabalhos desenvolvidos por alunos da rede municipal, reuniões, palestras, panfletagem e mutirões de fiscalização.
O objetivo é envolver toda comunidade nas ações de prevenção para evitar a proliferação de focos do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
Neste sábado, dia 21, agentes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté promovem uma reunião com representantes do Programa Escola da Família para traçar estratégias para as unidades. A reunião acontece às 9h na escola estadual Jacques Félix. Também no sábado acontece um mutirão de vistorias no bairro Esplanada Santa Teresinha.
No domingo é a vez da praça Santa Terezinha receber uma ação de panfletagem e um estande para orientação da população.
De janeiro até agora foram confirmados 60 casos de dengue, 5 casos de chikungunya e nenhum caso de zika em Taubaté. No mesmo período do ano passado foram 3.285 casos de dengue, 6 de chikungunya e 3 de zika.
Mesmo com esta redução histórica de casos de dengue e com os indicadores gerais da ADL (Análise de Densidade Larvária) de 0,8 ponto no IB (Índice Breteau), abaixo do risco de epidemia, todo o cuidado é pouco e a população deve colaborar. A época é de reforçar as ações de prevenção, já que tanto a primavera como o verão têm como características o aumento das temperaturas e a ocorrência de chuvas. Esta é uma combinação que favorece a proliferação de focos de larvas do mosquito.