Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

Taubaté busca prevenção ao câncer de próstata

Taubaté busca prevenção ao câncer de próstata

Unidades de saúde de Taubaté realizam entre os dias 20 e 30 de novembro ações de sensibilização dos pacientes do sexo masculino quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Durante o mesmo período, homens e mulheres também passarão por uma triagem para a detecção de novos casos de diabetes.
Dentro das estratégias específicas do Novembro Azul, acontecem nos Pamos (Posto de Atendimento Médico e Odontológico) e unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) palestras educativas para a sensibilização do público masculino em aderir às consultas e aos programas de saúde disponíveis na rede.
O Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima 61.200 novos casos de câncer de próstata em 2016/2017 no Brasil. Em 2016, no Estado de São Paulo, foram estimados cerca de 12.730 novos casos de câncer de próstata.
O câncer de próstata tem se mostrado com aumento acentuado na população acima de 60 anos, com grande taxa de mortalidade nesta faixa etária. Em Taubaté, por exemplo, foram registrados no ano passado 19 mortes por câncer de próstata. Até outubro de 2017 já são 26 mortes confirmadas.

Diabetes

Aproveitando o momento da campanha, também será feita a triagem de novos casos de diabetes através do teste de glicemia capilar. Estima- se que a prevalência de diabetes média na população brasileira, acima de 18 anos, seja de 6,9%. Em Taubaté seriam previstos cerca de 16.870 novos casos.