Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Sesc Taubaté promove Semana Inclusiva

Sesc Taubaté promove Semana Inclusiva

O Sesc Taubaté oferece, na semana do dia 2 ao dia 9 de dezembro, atividades para a Semana Inclusiva. A programação conta com o espetáculo Madre Ecologia, oficina de teatro, degustação às cegas, sarau, Circuito Esportivo de Modalidades Adaptadas e o espetáculo de dança Kahlo Quando Não Me Veem. Todas as atividades são gratuitas.
A programação da semana começa com o espetáculo Madre Ecologia, neste sábado dia 2, às 10h em parceria com o Centro Municipal Terapêutico Especializado (CEMTE) Madre Cecília e Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Madre Ecologia é um projeto de educação ambiental dos alunos do CEMTE, que por meio da música, da expressão corporal e do Maculelê busca promover a conscientização ambiental e a inclusão social de uma forma lúdica e cantante. Os participantes atuam como protagonistas transformadores e porta-vozes de atitudes ambientalmente responsáveis.
A Oficina de Teatro acontece nos dias 6 e 7, quarta e quinta, das 9h às 11h e das 14h às 17h e utiliza técnicas adaptadas que possibilitam a participação de pessoas com deficiência.
Degustação Às Cegas, no dia 8, sexta, das 20h às 21h30 tem o objetivo de provocar no público participante uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais nas tarefas mais elementares do dia a dia. O público será convidado a degustar diversos tipos de alimentos sem enxergá-los, desafiando os outros sentidos a tentarem identificar o que se está experimentando.
No dia 9, sábado, às 14h é a vez da vivência Circuito Esportivo de Modalidades Adaptadas, em parceria com o Programa Esporte Para Todos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Taubaté. A atividade oferece vivências esportivas adaptadas para praticantes com deficiência, como tênis de mesa, bocha e badminton.
O Sarau Saraown, acontece no dia 9, às 15h em parceria com a Família Down e Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Nesta apresentação, os participantes deste grupo se reúnem para exibir seus talentos recitando poesias e diversas linguagens.
Para encerrar a programação da Semana Inclusiva, o último dia conta com o espetáculo de dança Kahlo Quando Não Me Veem, com a Cia. Dançando Sobre Rodas, às 16h. E se te tirassem os sonhos? E se te tirassem as possibilidades? E se te tirassem a acessibilidade? Você se calaria? E estando do outro lado, qual o sentimento que carrega? Kahlo Quando Não Me Veem, inspirado na vida e obra de Frida Kahlo, instiga o espectador a refletir sobre a questão da deficiência e a fazer com que ele passe a interagir com a obra.
A Semana Inclusiva abrange uma série de atividades educativas acerca dos mecanismos de acessibilidade na prática, que incentivam o protagonismo das pessoas com deficiência, com condições para sua inclusão em todos os aspectos – cultural, esportivo, educativo e cidadão. O evento conta com oficinas, palestras e vivências. As ações são voltadas para os públicos que trabalham com pessoas com deficiência e interessados no tema.

Espetáculo Madre Ecologia
Dia 2, sábado, às 10h. Grátis.

Oficina de Teatro
Dia 6 e 7, quarta e quinta, das 9h às 17h. Grátis.

Degustação Às Cegas
Dia 9, sábado, às 15h. Grátis.

Circuito Esportivo de Modalidades Adaptadas
Dia 9, sábado, às 14h. Grátis.