Search
sexta-feira 19 abril 2024
  • :
  • :

Sabesp aumenta a oferta de água para o verão no Litoral Norte

Sabesp aumenta a oferta de água para o verão no Litoral Norte

A Sabesp investiu ao longo de 2017 em obras que garantem mais água para o litoral norte de São Paulo. Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba receberam equipamentos para aumentar a segurança hídrica das cidades, inclusive no período crítico, de 22 de dezembro deste ano a 8 de janeiro de 2018, quando as cidades recebem cerca de 1 milhão de turistas – mais de três vezes o número de moradores.
As obras entregues beneficiam as quatro cidades. Em Caraguatatuba, foramentregues melhorias na captação do baixo Rio Claro, que integra o sistemaPorto Novo. É dessa captação que sai a água que abastece toda a regiãocentral do município. A rede de distribuição do bairro Massaguaçu e daprópria região central também passou por melhorias, beneficiando mais de40 mil pessoas.
São Sebastião também foi beneficiada pelo investimento na captação do RioClaro, já que a água retirada desse manancial é tratada e depois enviadapara as casas e comércios de parte do município. A cidade também ganhoudois novos poços, que levam mais água para toda a região central.
Em Ilhabela, ocorreram melhorias na captação de água do sistema ÁguaBranca, que beneficia os bairros Água Branca, Barra Velha, Cocaia,Perequê, Reino e Green Park.
Em Ubatuba, foi instalada a Estação de Tratamento de Água (ETA) compactano rio Itamambuca, beneficiando 3.150 pessoas. Houve também ampliação dereservação para o bairro Praia Vermelha do Sul, incluindo a melhoria deprodução do poço que atende o bairro, local bastante procurado pelosturistas. Está em fase final também a obra da ETA Maranduba, quebeneficiará os bairros de Maranduba, Sapê e Sertão da Quina.
No total, foram investidos R$ 4,5 milhões em melhorias no litoral norte aolongo deste ano.
Além das obras, a Sabesp vai ampliar o atendimento à população,especialmente no período de festas de fim de ano, de 22 de dezembro até 8de janeiro de 2018. Serão mais 14 veículos, deslocados de outras cidades,somados aos 21 da região, totalizando 35. Destes, 17 são caminhões-pipa. Aregião contará ainda com oito novas equipes de campo, entre eletricistas,mecânicos, ajudantes e motoristas.
As cidades ganharão também bases avançadas da Sabesp. Essas unidadesdescentralizadas são para facilitar a locomoção das equipes de manutenção,caso tenha alguma ocorrência, já que há um aumento no trânsito, e assimprestar um melhor atendimento à população. Em Caraguatatuba, as basesficarão em Massaguaçu, na região central e no Porto Novo; em Ubatuba,estarão em Itamambuca, no centro e em Maranduba; São Sebastião terá postosavançados na costa sul e na área central; Ilhabela ganhará bases no centroe Água Branca.
Casos de emergência devem ser informados pela Central de AtendimentoTelefônico, que atende gratuitamente 24 horas pelos números 195 ou 0800055 0195, ou ainda via agência virtual no site da companhia(www.sabesp.com.br).