Search
quinta-feira 18 abril 2024
  • :
  • :

Projeto Ecoagentes Mirins da Fibria realiza revitalização de Jardim Sensorial em Jacareí

Projeto Ecoagentes Mirins da Fibria realiza revitalização de Jardim Sensorial em Jacareí

Ação é parte da 1ª Semana Integrada de Meio Ambiente de Jacareí, realizada pela prefeitura em parceria com a Fibria
Com o intuito de fomentar a educação através preservação ambiental e estimular o contato da comunidade com a natureza, as crianças do projeto Ecoagentes Mirins, desenvolvido pela Fibria, realizam hoje, quarta-feira, dia 7, a revitalização do Jardim Sensorial do Parque dos Eucaliptos. A ação é parte da 1ª Semana Integrada de Meio Ambiente de Jacareí, realizada pela prefeitura em parceria com a Fibria.
O Jardim Sensorial é composto por 20 vasos de plantas medicinais, que são utilizados para aguçar os cinco sentidos, promover o equilíbrio e despertar o aprendizado de quem visita o local. “O parque é um ponto de encontro comunitário na cidade e guarda uma rica diversificação de espécies nativas. Inserir as crianças nessa ação e despertar desde cedo o senso de proteção ao meio ambiente é essencial para que a educação ambiental realmente possa acontecer”, diz Camila Reggiani da Silva, consultora de Meio Ambiente da Fibria.
Dentre as ações, está a pintura dos vasos de plantas, que será feita utilizando geotinta, uma técnica de bioconstrução que é caracterizada pelo baixo impacto ambiental, baixo custo, alta durabilidade e respeito ao meio ambiente e o replantio de plantas medicinais.

Sobre o Projeto Ecoagentes Mirins

Realizado há 9 anos, o projeto já beneficiou cerca de 240 crianças que multiplicaram às boas práticas de preservação e educação ambiental.
As aulas são oferecidas nos turnos matutino e vespertino, em horário oposto ao de aula, durante as quartas-feiras, no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Fibria, em Jacareí. No conteúdo oferecido são contemplados vários temas, como: uso responsável e sustentável da água, produção de alimentos, bioconstruções, espécies, ecossistemas e a biodiversidade local.
O programa Ecoagentes Mirins foi vencedor da Mostra de Ações Socioambientais do CIESP Jacareí em 2011, 2012, 2013 e 2014.

Sobre o Parque dos Eucaliptos

Construído na década de 1970, o parque possui uma área de aproximadamente 28 mil m² e manteve o posto de maior parque público municipal até a construção do Parque da Cidade.
Em quase 50 anos de história, o local recebeu várias ações de melhorias, uma delas, realizada pela Fibria em 2013. Na ocasião, o parque ganhou novos acessos, construção de quiosques, pista de caminhada, jardins e praças, além de novos sanitários.
Tradicional em Jacareí, o espaço possui um clima acolhedor e, por isso, é cenário de passeios familiares, feiras temáticas e exposição de carros antigos. O Parque dos Eucaliptos fica na avenida Nove de Julho, ao lado da biblioteca municipal e possui estacionamento próprio.