Search
terça-feira 23 abril 2024
  • :
  • :

Pollyana: “Brasil e Portugal fazem justa homenagem a Lobato”

Pollyana: “Brasil e Portugal fazem justa homenagem a Lobato”

A deputada federal Pollyana Gama (PPS) participou dia 5 do lançamento do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura de Língua Portuguesa, que será promovido pelos Ministérios da Cultura do Brasil e de Portugal. Já existe o “Prêmio Camões”, também realizado pelos dois países.
Pollyana registrou sua “satisfação em participar desse momento histórico da nossa literatura que, ao constituir meio de valorizar escritores e ilustradores brasileiros e portugueses, oferece ao nosso estimado Lobato mais uma justa homenagem”.
O lançamento do projeto foi feito em Salvador (BA) durante a 10 Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Segundo o regulamento, somente autores de livros voltados a crianças e adolescentes poderão concorrer ao prêmio.
O ministro da Cultura do Brasil, Roberto Freire, disse que o prêmio foi criado “justamente a partir dos moldes do Prêmio Camões. Sem dúvida, será algo importante e que merece ser reverenciado por todos nós”.
“[Luís Vaz de] Camões é o poeta mais importante de Portugal. Vivido no século 16, até hoje ele é referência na literatura portuguesa e em vários países, como no Brasil, onde influenciou vários dos nossos poetas”, disse Pollyana.
Sobre Monteiro Lobato, a parlamentar destacou a sua importância para a literatura infantil. “Ele é o maior escritor do gênero. Sua obra infantil há mais de 60 anos influencia nossas crianças e adolescentes, estimulando-os a ler.”
Pollyana destaca que ações como essa, além de valorizar talentos da língua portuguesa, colabora para promover o hábito da leitura. “
“Segundo o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), nosso país ocupa os últimos lugares quanto a capacidade de leitura e interpretação de texto, o que revela a necessidade de ações que viabilizem desenvolvimento para uma realidade mais promissora “, afirmou a deputada nas redes sociais.