Search
sábado 20 abril 2024
  • :
  • :

Integração de linhas de ônibus da ABC e TCTAU é discutida na Câmara Municipal

Integração de linhas de ônibus da ABC e TCTAU é discutida na Câmara Municipal

Vereador Guará Filho (PR) cobra o Executivo para que se efetive, urgentemente, a integração das linhas em Taubaté.
A Sessão Ordinária da última segunda-feira teve, mais uma vez, o tema transporte coletivo como protagonista nas manifestações de munícipes e vereadores. O parlamentar Guará Filho (PR) protocolou um requerimento que trata sobre a integração das linhas de ônibus da cidade, onde o próprio edil cobra que a Prefeitura Municipal esclareça algumas informações importantes sobre o assunto.
“Recentemente, houve mudanças nos itinerários e horários das linhas de ônibus da ABC, e com isso, percebi que com essas mudanças muitos munícipes que pagavam somente uma passagem para chegar ao seu destino final estão sendo obrigados a parar na Rodoviária Velha para pegar outro ônibus, ou seja, estão pagando duas passagens na ida e duas passagens na volta de seus respectivos destinos, infelizmente”. (Ver. Guará Filho – PR).
A legislação vigente que do transporte público municipal de Taubaté é ditada pela lei nº 4.218 de 24 de dezembro de 2008, e segundo o vereador Guará Filho (PR), após uma pesquisa detalhada da referida Lei, não encontrou nenhum artigo que trata sobre o assunto.
“Muitos munícipes tem me procurado no programa de radio, Bom dia Vale (99,9 FM), no gabinete, e até mesmo nas ruas para me pedir que lute por essa causa da integração de ônibus em Taubaté. E, após receber esses pedidos, me comprometi a estudar a Lei e batalhar com esse beneficio, por isso questionei o Executivo se existe algum dispositivo legal que discipline esse assunto, pois é necessário colocar em vigor essa política pública”. (Ver. Guará Filho – PR).
No site oficial da ABC Transportes existe um ícone chamado de “Cartão Rápido Taubaté” que trata sobre a integração das linhas no município, porém muitos munícipes argumentam que não tem a ciência deste beneficio devido a falta de publicidade dada ao assunto. Segundo os próprios munícipes que procuraram o vereador Guará (PR), caso soubessem do beneficio poderiam usar todos os dias e com isso deixariam naturalmente de pagar duas passagens, economizando uma quantia considerável diariamente.
“Não sabemos se esta regulamentado este beneficio, porém vamos batalhar para que isso seja regulamentado e que passe a funcionar para os cidadãos de Taubaté. O custo do transporte público para o cidadão corresponde a uma parcela considerável do seu já minguado salário, portanto a prestação deste serviço deve ser oferecida com qualidade proporcional a tarifa cobrada”. (Ver. Guará Filho – PR).
Após a aprovação do requerimento no Plenário da Câmara, os questionamentos seguem para conhecimento do Executivo Municipal que tem o prazo legal de 15 dias corridos para se posicionar sobre o assunto e encaminhar uma resposta se existe ou não algum dispositivo legal que trata sobre a integração do transporte público; quando os munícipes podem utilizar deste serviço; e porque não é dada a publicidade correta para o “Cartão Rápido Taubaté”, disponível na ABC Transportes.