Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

GAPC e SAP promovem atendimentos odontológicos especializados para presos da PI de Potim

GAPC e SAP promovem atendimentos odontológicos especializados para presos da PI de Potim

Com objetivo de prevenir e detectar focos de inflamação bucal, presos do regime fechado recebem tratamento em ônibus de saúde bucal da ONG durante Semana Odontológica
O GAPC- Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer e a Penitenciária I “AEVP Jair Guimarães de Lima” de Potim promovem a Semana Odontológica, de 11 a 15 de setembro. Neste período, os detentos passarão por avaliação clínica com o objetivo de diagnosticar as maiores demandas para traçar estratégias de intervenção a fim prevenir possíveis casos de câncer de boca e outras doenças.
A ação contará com duas unidades móveis de saúde bucal: o “Prevenir”, ônibus odontológico do Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer e uma van adaptada com aparelhagem de um consultório dentário da Fundação Universitária Vida Cristã (FUNVIC).
Por meio de uma triagem na população prisional, serão identificadas as raízes residuais, focos de contaminação de bactérias e agentes causadores de doenças bucais, que hoje é a maior demanda da penitenciária.
A ação foi uma iniciativa da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), por meio do Cras (Centro de Ressocialização e Atendimento à Saúde) da unidade prisional, em parceria com o GAPC, a FUNVIC e a Prefeitura de Guaratinguetá.
“Acreditamos que ações como estas contribuem muito com o desenvolvimento social e saudável da população, além de promover com a prevenção do câncer bucal.” – afirma a assistente social do GAPC, Daiana Rodrigues.