Search
sábado 20 abril 2024
  • :
  • :

Feirantes recebem homenagem na Câmara de Taubaté

Feirantes recebem homenagem na Câmara de Taubaté

Foi realizada dia 6 solenidade comemorativa ao dia do Mercado Municipal na Câmara de Taubaté, como forma de valorizar os aspectos culturais, históricos e socioeconômicos que as atividades ali desenvolvidas representam ao município.
Inaugurado em 10 de novembro de 1889, o Mercado passou por transformações em seu projeto arquitetônico, e o atual projeto foi concebido em 1915 por iniciativa do então prefeito Gastão Câmara Leal Barros.
A tradição presente no Mercadão é caracterizada pela receptividade e alegria com que feirantes e comerciantes desenvolvem as atividades diárias, tornando o local um ambiente descontraído e familiar.
Foram homenageados dois feirantes. Joaquim Antunes nasceu em Natividade da Serra e mora em Taubaté desde oito anos. Aos 13 anos, foi morar com o tio João Anselmo, que era comerciante no Mercado. Foi então que descobriu os dons para o comércio. Com a experiência adquirida, abriu um comércio de roupas no Mercado em 1969. Hoje, aos 72 anos, permanece em plena atividade.
Joaquim revelou que a vida como comerciante tem dias difíceis, mas de muita alegria. “Não era fácil levantar de madrugada e montar as bancas para garantir o sustento da família”, comentou. “Foi no Mercado que comecei a trabalhar e foi no Mercado que me realizei”, considerou.
Cleide Maria Moreira nasceu em Redenção da Serra. Seus pais eram pequenos produtores rurais e comercializam produtos no Mercado de Taubaté. A família mudou-se para Taubaté quando ela tinha cinco anos. Cleide está há mais de 45 anos estabelecida no Mercado como feirante, comercializando frutas, verduras e legumes.