Search
sábado 20 abril 2024
  • :
  • :

Falta um mês para o sinal analógico ser desligado no Vale

Falta um mês para o sinal analógico ser desligado no Vale

Para ter acesso ao sinal e aos benefícios da TV digital, os telespectadores de 17 cidades da região, além de Atibaia e Bragança Paulista, precisam adaptar seu aparelho de televisão antes do dia 17 de janeiro
No dia 17 de janeiro, o sinal analógico de televisão será desligado em 17 cidades do Vale do Paraíba e também em Atibaia e Bragança Paulista. A programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema. Para continuar assistindo à programação, todas as residências da região precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.
Saiba se a sua casa já está preparada ou se será necessário providenciar mudanças para continuar assistindo os canais abertos de televisão:
1) Antena – Nem toda antena consegue captar o sinal digital de televisão. A antena deve ser digital e a recomendação da Seja Digital é que o modelo seja externo, instalado no telhado da casa.
2) Televisor – Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não estiver preparado para receber o sinal digital, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor, consulte o manual do fabricante.
3) TV paga ou parabólica: Se você utiliza algum desses serviços, não será necessário adaptar sua TV ou antena. Em todo caso, entre em contato com sua operadora ou com um antenista para garantir a continuidade do serviço em todos seus televisores.
O desligamento do sinal analógico de TV ocorrerá em 17 de janeiro, em 19 municípios da região: Aparecida, Atibaia, Bragança Paulista, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Igaratá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Roseira, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé.

Inclusão Digital

As famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal nas 19 cidades da região devem verificar se têm direito a receber um dos cerca de 195 mil kits gratuitos com antena digital, conversor e controle remoto. A população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos. Dos 195 mil kits, mais de 145 mil deles já foram entregues às famílias de baixa renda que têm direito.
Por meio do site e do telefone, a população também pode tirar dúvidas sobre as mudanças trazidas pela TV digital e sobre como se preparar para receber o novo sinal.

Digitalização passou por grandes cidades

Neste ano, as regiões de São Paulo (39 cidades), Goiânia (29 cidades), Recife (14 cidades), Salvador (20 cidades), Fortaleza (15 cidades), Vitória (7 cidades), Rio de Janeiro (19 cidades) e Belo Horizonte (39 cidades) já tiveram o sinal analógico desligado. Em 2016, a mudança já ocorreu na cidade-piloto de Rio Verde (GO), em Brasília e outras 9 cidades do entorno. Durante o processo, a entidade realiza diversas ações com o objetivo orientar, informar e oferecer suporte didático a toda população por meio de campanhas de comunicação e mobilização social. Com o desligamento do sinal analógico, os moradores dessas cidades passaram a assistir os canais abertos de televisão apenas pelo sinal digital, que transmite a programação gratuitamente com imagem e som de cinema. Às famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal, a Seja Digital já distribuiu mais de 7 milhões de kits em todo o país.