Search
terça-feira 23 abril 2024
  • :
  • :

Evento marca manifesto pela restauração da antiga Matriz de Redenção da Serra

Evento marca manifesto pela restauração da antiga Matriz de Redenção da Serra

“A força é do povo e por isso nós vamos resgatar a nossa história”, disse o deputado Padre Afonso Lobato (PV) durante o Manifesto pela Restauração e Revitalização da antiga Igreja Matriz de Redenção da Serra – “Salvem Minha História”, realizado no último domingo, dia 19, na sua cidade natal.
Organizado pelo Instituto Cultural Santa Cruz do Paiolinho, o evento contou com a presença de autoridades locais e representantes da Unitau e Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Padre Afonso também foi o celebrante da missa que marcou a reabertura do prédio à população após passar por obras de salvaguarda, realizadas para preservar sua estrutura física.
O manifesto teve o objetivo de mobilizar a comunidade redencense e regional para conseguir a sequência de investimentos no local, visando a restauração propriamente dita, o que exigirá um volume significativo de recursos.
A Universidade de Taubaté (Unitau) será convidada a realizar o pré-projeto das obras de restauração e um abaixo-assinado que já colheu cerca de 500 assinaturas durante o ato, será encaminhado oportunamente às autoridades.
“Fico preocupado com o que ainda tem que ser feito, pois se a gente se acomodar, todo o investimento que já foi feito aqui vai se perder”, disse Padre Afonso. As obras realizadas recentemente custaram cerca de R$ 1,2 milhão aos cofres da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), uma das proprietárias do prédio e responsável pela sua preservação.