Search
quarta-feira 18 outubro 2017
  • :
  • :

Consulta ao quarto lote do Imposto de Renda estará disponível na sexta-feira, dia 8

Brasília – Receita Federal libera o programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, ano-base 2015 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2017 estará disponível para consulta a partir de 9h de sexta-feira, dia 8. A data também é válida para consulta de restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016.
Apenas para o ano de 2017, serão 2.257.260 contribuintes e mais de R$ 2,7 bilhões. O crédito bancário para todos os casos desta fase será realizado em 15 de setembro.
O contribuinte deverá acessar o portal da Receita ou ligar para o 146 para saber se teve a declaração liberada. A consulta também pode ser feita por um aplicativo para tablets e smartphones, o que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso perca o prazo, o contribuinte deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, é preciso procurar qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança.