Search
quarta-feira 17 abril 2024
  • :
  • :

Comitê participa da revisão dos planos de saneamento dos municípios

Comitê participa da revisão dos planos de saneamento dos municípios

Representantes das prefeituras de São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra, Lagoinha e Natividade da Serra estiveram ontem, dia 27, no Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) para discutir a revisão dos planos de saneamento das cidades.
Os municípios precisam fazer a revisão de seus planos e buscaram no Comitê, por meio da Câmara Técnica de Saneamento (CT-SAN), suporte para o trabalho. O plano é um documento que orienta as ações de saneamento nas cidades. A manutenção dele é uma obrigação legal dos municípios.
Um dos desafios, segundo a secretária de Agronegócio e Meio Ambiente de Redenção da Serra, Nelma Biondi de Angelis, é realizar a projeção da situação das cidades para os próximos anos.
Entre os itens que deverão mudar do projeto atual para o próximo, segundo ela, é a que envolve os resíduos sólidos. “Antes, as cidades tinham seus aterros, agora estamos levando para aterros particulares, estamos inclusive nos organizando para tentar fazer isso em consórcio”, afirmou Nelma.
O secretário-executivo do CBH, Fabricio Cesar Gomes, que participou do encontro, abordou como deve ser feita a revisão, que passa pelas reuniões de análise do plano e das mudanças que precisam ser realizadas, por audiências públicas para discussão com a comunidade e pela aprovação dos vereadores.
“Vamos elaborar um cronograma para passar por essas etapas e conseguir concluir a revisão, que é uma necessidade dos municípios”, disse.
“São ações gerais para todas as cidades e discussões particulares sobre a situação de cada uma”, afirmou a coordenadora da CT-SAN, Karla Conceição Pereira.
Segundo ela, a Câmara seguirá acompanhando o desenvolvimento das ações pelas cidades.