Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

Comitê do Paraíba recebe secretária estadual de Saneamento

Comitê do Paraíba recebe secretária estadual de Saneamento

O Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Paraíba do Sul (CBH-PS) recebeu ontem, quarta-feira, dia 28, a secretária estadual adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos, Monica Porto, que assume nesta sexta-feira a presidência do Comitê de Integração do rio (Ceivap). Ela esteve em Taubaté para discutir as prioridades a serem abordadas no órgão e anunciou benefícios para a bacia.
O Ceivap reúne representantes dos três estados cortados pelo Paraíba: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ele tem por objetivo unir os três estados para decidir sobre questões que envolvem o Paraíba.
A proposta da secretária foi dialogar com os representantes paulistas sobre as demandas que serão tratadas na próxima gestão, que dirigirá o Ceivap entre julho de 2017 e junho de 2021.
“O grupo de São Paulo decidiu alinhar, do ponto de vista dos integrantes paulistas, quais são os principais problemas a serem discutidos e o que gostaríamos de atingir com a atuação no Ceivap. Foi uma conversa prévia à posse dos novos membros”, disse a secretária.
“Ela veio com o compromisso de conversar conosco sobre a atuação no Ceivap, nos atualizar sobre o que é discutido, para acompanharmos, fortalecendo os projetos que apoiamos”, disse o vice-presidente do CBH-PS, Luiz Roberto Barretti.

Programa

Entre as prioridades para a gestão no Ceivap, segundo Monica, está o encaminhamento de projetos importantes para a bacia.
A secretária destacou o Pró-tratar, que será lançado na sexta-feira pelo governo. “É um programa relevante para que o Paraíba possa alcançar 100% de tratamento de esgoto, precisamos ter certeza de que os municípios que não tem tratamento serão atingidos”, afirmou.