Search
sábado 20 abril 2024
  • :
  • :

Comemorado dia 25 de setembro, dia nacional do trânsito provoca debate de ações na Câmara de Taubaté

Comemorado dia 25 de setembro, dia nacional do trânsito provoca debate de ações na Câmara de Taubaté

Guará Filho (PR) ressalta a importância de levar o assunto com seriedade aos jovens nas escolas para uma boa formação de motoristas, e, o trabalho de fiscalização do IPEM – SP
Na Sessão Ordinária da última segunda-feira, 25 de setembro, o Vereador Guará Filho (PR), que é servidor municipal do setor de trânsito de Taubaté, usou a tribuna como um instrumento para informar, alertar e conscientizar a população quanto aos assuntos de transito e mobilidade, já que na mesma data era comemorado o dia Nacional do Trânsito.
O dia Nacional do Trânsito tem o objetivo de promover a conscientização nas vias de tráfego em todo o país. A comemoração marcada para o dia 25 de setembro foi escolhida pelo fato de ser a data que aconteceu a promulgação do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) no ano de 1997. Segundo o parlamentar taubateano, a educação de trânsito precisava ser revista, principalmente no que tange a autorização para receber a CNH.
“Primeiramente, a meu ver, para formarmos bons motoristas temos que começar a conscientizar as crianças nas escolas municipais e particulares da nossa cidade. O cursinho para tirar a carteira de motorista é ruim, porém 40 dias é muito pouco para se criar um motorista consciente e responsável”. (Ver. Guará Filho – PR).
Na concepção ideal do vereador seria perfeito se houvesse uma mudança na grade curricular nacional, onde a mudança seria a adição de uma matéria de educação de transito na formação escolar e social dos jovens brasileiros.
“Educação no trânsito tinha que ser ou fazer parte de uma matéria obrigatória nas escolas, conscientizando os pedestres, motociclistas e até mesmo ciclistas. Hoje você dar um carro na mão de qualquer pessoa que não tenha o mínimo de responsabilidade e noção do que significa dirigir com segurança pode ser fatal para a sociedade”. (Ver. Guará Filho – PR).
Ainda dentro do debate sobre trânsito, porém no que tange a fiscalização e o trabalho dos radares fixos e moveis do município, Guará Filho além de criar um projeto que proíbe a instalação de radares moveis em locais escondidos em Taubaté, também, ressalta que existem órgãos públicos que podem ser acionados quando o cidadão se sentir prejudicado com alguma multa de trânsito e quiser contestar a medição dos radares.
“Para quem não sabe, o IPEM – SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) pode ser procurado por qualquer munícipe que quiser saber se o radar que ele levou multa esta com a aferição correta, ou seja, o munícipe entra em contato e pede uma avaliação do referido radar, e o IPEM vem até o local e constata se está operando de forma correta ou não. É um trabalho excelente e que precisamos dar publicidade para a população”. (Ver. Guará Filho – PR).
O telefone de contato do IPEM – SP é o (11) 3581-2000, e o cidadão que quiser mais informações sobre o trabalho do órgão basta acessar o site oficial do instituto na internet que é o: www.ipem.sp.gov.br.
“Em meu mandato quero de qualquer forma, além de fiscalizar o executivo e propor projetos de lei em beneficio de Taubaté, levar, também, até a população informações que muitas vezes eles sozinhos não tem acesso como, por exemplo, o caso do IPEM – SP”. (Ver. Guará Filho – SP)