Search
sexta-feira 19 abril 2024
  • :
  • :

Centro de Convivência para Idosos da IMT completa 10 anos

Centro de Convivência para Idosos da IMT completa 10 anos

A história da Irmandade de Misericórdia de Taubaté começou há 142 anos, quando foi fundada pelo Vigário Dom José Pereira da Silva Barros para salvar a Santa Casa da cidade, o então Hospital Santa Izabel. De lá pra cá, existe toda uma trajetória, que vai desde a fundação do primeiro hospital de Taubaté, passando pelo moderno hospital na Avenida Tiradentes, até se tornar um Centro de Convivência para Idosos de hoje.
Neste mês de fevereiro, o atual Centro de Convivência completa 10 anos. Com o objetivo de promover o bem estar físico e social do público da melhor idade, o espaço iniciou suas atividades com aulas de musculação e hidroginástica para os idosos. A equipe formada pelo provedor José Roberto dos Santos tinha seis funcionários. “Começamos com uma equipe enxuta, porém da melhor qualidade, o que foi fundamental para ampliarmos o trabalho da Irmandade.
Então faço questão de mencioná-los, pois estão com a gente até hoje. O professor Régis é o responsável pelas aulas de musculação e o Valdir, pelas aulas de hidroginástica. A Cecília e a Andréia cuidavam da parte administrativa. Agora, a Andréia exerce a função de enfermeira. A Alzira coordena o projeto “Viva o Bebê” até hoje e a Carina oferecia, na época, treinamentos para as mães atendidas pela projeto, para que elas pudessem ter um rendimento extra. E, hoje, ela dá curso de Pilates e oferece fisioterapia e massagens para aqueles que necessitam”, explicou o provedor.

Atualmente, o Centro de Convivência para os Idosos da Irmandade oferece 18 atividades físicas e oficinas gratuitas, todas monitoradas por professores altamente qualificados. Entre as atividades estão: musculação, hidroginástica, tai chi chuan, ioga, curso inglês, informática, curso de pintura, bordado, dança de salão, alongamento, pilates, fisioterapia, massagem, jogo de xadrez, etc. “Em 10 anos, ampliamos nossas atividades, nossas instalações e estamos sempre buscando oferecer o melhor para nossos idosos”, disse José Roberto dos Santos.

O projeto Viva o Bebê é mais um trabalho da Irmandade que merece destaque. Criado em 2005, ele é realizado em parceria com o Hospital Universitário de Taubaté e direcionado para todas as mães que dão à luz pelo SUS no H.U. Elas recebem um kit assistencial com os materiais necessários para o cuidado dos primeiros dias de vida do bebê; tudo custeado pela Irmandade. Já foram mais de 25 mil atendimentos desde a criação do projeto.

Os interessados em conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pela Irmandade de Taubaté podem entrar em contato pelo telefone (12) 3632 4423. A entidade fica à Rua Portugal, 169, Jardim das Nações.