Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Cemitério Municipal espera receber mais de 20.000 pessoas

Cemitério Municipal espera receber mais de 20.000 pessoas

O Cemitério Municipal do Belém em Taubaté foi preparado para recepcionar mais de 20.000 visitantes, das 6h às 18h no dia 02 de novembro, Dia de Finados.
A movimentação do público já aumentou desde o último final de semana , dias 28 e 29 de outubro. O horário de funcionamento do cemitério, em dias normais, é das 7h às 17h. E haverá flexibilidade, dependendo do número de visitação, nos dias próximos ao feriado.
Familiares e amigos poderão executar a limpeza dos jazigos até mesmo no dia 02. Pequenas manutenções, como pintura, até o dia 1º de novembro.
A Prefeitura de Taubaté tem executado manutenções periódicas nos cemitérios. Assim, para o feriado do dia 02, foram executadas pequenas manutenções, limpeza, capina e expedidas notificações aos proprietários para construção de tampas de carneiras etc.
Os túmulos mais visitados são o da menina Daniela, que aos 7 anos foi atropelada e desde então um grande números de pessoas atribui a ela a realização de milagres. Pessoas depositam brinquedos e doces no túmulo como forma de agradecimento a alguma graça alcançada. E o túmulo dos “Pracinhas”, que participaram da 2ª Guerra Mundial.
Os interessados em comercializar produtos (alimentos, água, refrigerante, sorvetes, além de velas e flores), devem residir no município e a recomendação é de que compareçam a Secretaria de Serviços Públicos, no Setor de Fiscalização de Posturas, até 1º de novembro para solicitação de autorização para comércio em frente ao cemitério. Estarão presentes no local agentes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) para orientar os usuários em como evitar focos do mosquito Aedes aegypti.
A cidade de Taubaté possui dois cemitérios municipais. O Cemitério Municipal de Taubaté (Belém, fundado em 1887): composto por 5.000 jazigos perpétuos, 12.000 jazigos de arrendamento, 3.400 columbários subterrâneos, 500 columbários aéreos e 750 nichos. E o Cemitério Quiririm (fundado em 1928) e conta com 100 jazigos perpétuos, 1.000 jazigos de arrendamento e 168 nichos.