Search
domingo 17 dezembro 2017
  • :
  • :

CAS faz mobilização contra o Aedes aegypti em Taubaté

O CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté promove na próxima semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, ações de reforço para o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
As atividades integram a Semana Estadual de Mobilização e envolvem panfletagem em praças, palestras em escolas, parcerias com supermercados e com o CAvEx (Comando de Aviação do Exército).
Em relação ao Exército, as atividades já têm início esta semana, com um roteiro de vistorias e busca por criadouros em potencial nas instalações da unidade militar.
O objetivo é fortalecer a prevenção. Mesmo com uma redução histórica de casos de dengue e com os indicadores gerais da ADL de 0,8 ponto, abaixo do risco de epidemia, a população deve colaborar. A época é de reforçar as ações de prevenção, já que tanto a primavera como o verão têm como características o aumento das temperaturas e a ocorrência de chuvas. Esta é uma combinação que favorece a proliferação de focos de larvas do mosquito.
De janeiro até agora foram confirmados 66 casos de dengue, 5 casos de chikungunya e um caso de zika em Taubaté. No mesmo período do ano passado foram 3.304 casos de dengue, 7 de chikungunya e 3 de zika.

Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti
Atividades confirmadas
CAvEx – vistorias e palestras para os militares entre os dias 6 e 8 de dezembro
Supermercado Shibata – panfletagem e orientações entre os dias 6 e 8 de dezembro (período da tarde)
Praça Dom Epaminondas – panfletagem no dia 6 de dezembro (período da manhã)
Rodoviária Velha – panfletagem no dia 7 de dezembro (período da manhã)
Mercado Municipal – panfletagem no dia 8 de dezembro (período da manhã)
Colégio Jardim das Nações – palestra para professores e funcionários