Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

Boeing negocia compra da Embraer

Boeing negocia compra da Embraer

A fabricante de aviões americana Boeing está em negociação para comprar a brasileira Embraer, segundo informações do jornal “The Wall Street Journal” divulgadas nesta quinta-feira (21). O valor da aquisição envolveria um ágio substancial além dos US$ 3,7 bilhões de valor de mercado da brasileira.
A reportagem afirma que a Embraer é considerada pelo governo brasileiro uma “joia da indústria” nacional e, por isso, é provável que as negociações não avancem. Do outro lado, a Boeing quer comprar a Embraer para fortalecer a atuação da americana na área de jatos comerciais e também para impedir que a sua maior rival mundial, a francesa Airbus, tome a mesma medida.
A Embraer é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo e é conhecida por fazer aeronaves de 70 a 100 lugares que são utilizadas em rotas não atendidas pelos modelos de grandes aviões da Boeing ou Airbus. O “The Wall Street Journal” ressalta que essa área, de jatos de até 100 lugares, é uma das grandes fraquezas da Boeing que ela quer solucionar comprando a brasileira. Já na área de defesa, um dos grandes destaques da Embraer é o Super Tucano, um avião de ataque usado por Forças Aéreas de vários países.
Boeing vai tentar convencer governo brasileiro a vender a Embraer
Para tentar convencer o governo brasileiro a permitir a compra, a Boeing estaria disposta a tomar medidas para proteger a marca, a administração e os empregos da Embraer. A fabricante americana também poderia fazer um acordo para proteger o interesse do governo brasileiro na divisão de aviões de defesa da Embraer.