Search
sexta-feira 19 Janeiro 2018
  • :
  • :

Alunos da ETEP participam da maior competição de aviação do mundo

Após alguns meses de dedicação, alunos dos cursos de engenharias e tecnologias da ETEP Faculdades se preparam para apresentar o aeromodelo controlado por rádio controle, FRANK, na 19ª edição do SAE Brasil AeroDesign, uma das maiores competições de aviação do mundo. O evento acontece de 26 a 29 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos.
A equipe ETEP Flying Aerodesign apresenta, na categoria regular, um aeromodelo construído com empenagem em “V”, característica que requer bastante habilidade e conhecimento por parte dos alunos durante sua construção. Em 2014, a equipe se destacou por ser a única na competição a elaborar um avião com essa calda conquistando, inclusive, uma menção honrosa pelo desafio.
O capitão da equipe, quintanista de Engenharia Aeronáutica, Igor Mayer, relata que o time está confiante em representar a faculdade por mais um ano e que desejam brigar pelas primeiras colocações. “A competição de voo é mais imprevisível, pois, diversos fatores, como por exemplo, o tempo no dia da competição, podem interferir no desempenho de uma aeronave. Mas, temos uma aeronave consolidada, um projeto que já realizou nove voos de teste e com o melhor piloto do Brasil”, brinca confiante o estudante. O aeromodelo pesa 2,2kg e tem a carga alocada na transversal da asa, o que extingue a necessidade de um compartimento de carga convencional, diminuindo o peso da aeronave.
A coordenadora de projetos da ETEP Faculdades, profa. Débora Costa, reafirma a dedicação e envolvimento dos alunos. Segundo ela, o engajamento, preparação e disposição dos alunos em aprender e competir, é tão importante quanto trazer um troféu para casa. “Competições universitárias como essa incentivam a pesquisa, o desenvolvimento prático de projetos, trabalho em equipe e ainda propiciam experiências altamente valorizadas pelo mercado de trabalho. São fatores que os alunos levarão para o resto de suas vidas”, conclui a coordenadora.
COMPETIÇÃO – Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é programa de fins educacionais, com objetivo de propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia. Este ano, a competição receberá 94 equipes, integradas por 1,3 mil participantes, entre estudantes, professores orientadores e pilotos, representando 76 instituições de ensino superior do Brasil (16 Estados e Distrito Federal) e do Exterior (México e Venezuela). Agora as equipes testam as aeronaves radiocontroladas, projetadas e construídas exclusivamente para o campeonato. Em cada categoria, os estudantes devem fazer com que os aviões transportem cargas, conforme estipulado pela organização. Na Classe Regular, em que a ‘ETEP Flying’ participa, por exemplo, os aviões devem ter dimensões compatíveis com o espaço definido por um cone de diâmetro de 2,9 metros e altura de 75 centímetros.