Search
terça-feira 23 abril 2024
  • :
  • :

Alunos da ETEP participam da maior competição de aviação do mundo

Alunos da ETEP participam da maior competição de aviação do mundo

Após alguns meses de dedicação, alunos dos cursos de engenharias e tecnologias da ETEP Faculdades se preparam para apresentar o aeromodelo controlado por rádio controle, FRANK, na 19ª edição do SAE Brasil AeroDesign, uma das maiores competições de aviação do mundo. O evento acontece de 26 a 29 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos.
A equipe ETEP Flying Aerodesign apresenta, na categoria regular, um aeromodelo construído com empenagem em “V”, característica que requer bastante habilidade e conhecimento por parte dos alunos durante sua construção. Em 2014, a equipe se destacou por ser a única na competição a elaborar um avião com essa calda conquistando, inclusive, uma menção honrosa pelo desafio.
O capitão da equipe, quintanista de Engenharia Aeronáutica, Igor Mayer, relata que o time está confiante em representar a faculdade por mais um ano e que desejam brigar pelas primeiras colocações. “A competição de voo é mais imprevisível, pois, diversos fatores, como por exemplo, o tempo no dia da competição, podem interferir no desempenho de uma aeronave. Mas, temos uma aeronave consolidada, um projeto que já realizou nove voos de teste e com o melhor piloto do Brasil”, brinca confiante o estudante. O aeromodelo pesa 2,2kg e tem a carga alocada na transversal da asa, o que extingue a necessidade de um compartimento de carga convencional, diminuindo o peso da aeronave.
A coordenadora de projetos da ETEP Faculdades, profa. Débora Costa, reafirma a dedicação e envolvimento dos alunos. Segundo ela, o engajamento, preparação e disposição dos alunos em aprender e competir, é tão importante quanto trazer um troféu para casa. “Competições universitárias como essa incentivam a pesquisa, o desenvolvimento prático de projetos, trabalho em equipe e ainda propiciam experiências altamente valorizadas pelo mercado de trabalho. São fatores que os alunos levarão para o resto de suas vidas”, conclui a coordenadora.
COMPETIÇÃO – Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é programa de fins educacionais, com objetivo de propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia. Este ano, a competição receberá 94 equipes, integradas por 1,3 mil participantes, entre estudantes, professores orientadores e pilotos, representando 76 instituições de ensino superior do Brasil (16 Estados e Distrito Federal) e do Exterior (México e Venezuela). Agora as equipes testam as aeronaves radiocontroladas, projetadas e construídas exclusivamente para o campeonato. Em cada categoria, os estudantes devem fazer com que os aviões transportem cargas, conforme estipulado pela organização. Na Classe Regular, em que a ‘ETEP Flying’ participa, por exemplo, os aviões devem ter dimensões compatíveis com o espaço definido por um cone de diâmetro de 2,9 metros e altura de 75 centímetros.