Search
quarta-feira 24 abril 2024
  • :
  • :

Alerta | Estado reforça risco de casos de Febre Amarela em Taubaté e região

Alerta | Estado reforça risco de casos de Febre Amarela em Taubaté e região

Documento encaminhado pela Regional do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) reforça o alerta sobre o risco do surgimento de casos de febre amarela em Taubaté e região.
De acordo com o documento, existe hoje a circulação do vírus em Taubaté e em outros municípios que integram o GVE 33, “sendo provável em breve o aparecimento dos primeiros casos humanos de febre amarela se houver população suscetível, não imunizada”.
A Vigilância Epidemiológica de Taubaté investiga um caso suspeito de febre amarela de um homem de 52 anos que foi internado na última terça-feira, dia 6 de fevereiro, no Pronto-Socorro. Ele foi transferido na quarta-feira, dia 7 de fevereiro, para um hospital do município. Não houve relato de deslocamento por parte do paciente para outra cidade, porém ele informou que esteve em área de mata. O estado de saúde do paciente é estável. Foi feita a coleta de exames para análise no Instituto Adolfo Lutz.
Quanto aos outros três casos suspeitos, sendo um deles de um morador de Pindamonhangaba, a Vigilância Epidemiológica aguarda os resultados finais por parte do instituto.
Desde o dia 25 de janeiro, início da Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela em Taubaté, 49.136 pessoas foram vacinadas, o que representa uma cobertura de 19,49%. O indicador ainda é considerado reduzido, já que a meta estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde é de 95%, equivalente a 252 mil habitantes.

Carnaval
Diante deste quadro, a Secretaria de Saúde ampliou as ações durante o período de Carnaval em Taubaté. No Sábado de Carnaval, dia 10 de fevereiro, a população pode comparecer aos Pamos São Pedro e Três Marias 2 das 8h às 17h. As duas unidades vão funcionar direto, sem intervalo para o almoço.
Também está previsto para o sábado um mutirão de vacinação na praça Dom Epaminondas, centro da cidade, entre 8h e 13h.
Na sequência, a equipe se desloca para o Taubaté Shopping. A vacinação no centro de compras no sábado acontece das 14h às 17h. O posto de vacinação no Taubaté Shopping também vai funcionar no domingo, segunda e terça de Carnaval das 12h às 18h.
A partir das 13h de Quarta-feira de Cinzas, a vacinação será retomada nas 27 unidades de rotina que integram a campanha.

Postos
Novos postos de vacinação também devem ser instalados em locais com grande circulação de pessoas já a partir de quinta-feira, dia 15 de fevereiro. Um dos locais confirmados é a Rodoviária Velha, com horário de vacinação das 8h às 17h. O outro local é a Policlínica Municipal, ao lado do Pronto-Socorro.
O risco de propagação do vírus da febre amarela é real e a população precisa se imunizar. A Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela está prevista para terminar no dia 17 de fevereiro.

Estratégia de Carnaval
Sábado – 10 de fevereiro
Praça Dom Epaminondas – vacinação das 8h às 13h
Taubaté Shopping – vacinação das 14h às 17h
Pamo São Pedro – vacinação das 8h às 17h
Pamo Três Marias 2 – vacinação das 8h às 17h

Domingo, segunda e terça – 11, 12 e 13 de fevereiro
Taubaté Shopping – vacinação das 12h às 18h

Quarta-feira de Cinzas – 14 de fevereiro
Retomada da campanha a partir das 13h nas unidades