Search
terça-feira 16 abril 2024
  • :
  • :

ADL lança alerta para bairros mais populosos

ADL lança alerta para bairros mais populosos

A ADL (Análise de Densidade Larvária) realizada pela Prefeitura de Taubaté em outubro deste ano lança um alerta para a infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti na área 1, composta por bairros mais populosos. No geral, a ADL foi de 0,8 ponto no IB (Índice Breteau).
De acordo com o Ministério da Saúde, o índice de tranquilidade é 1,0 ou menos. Acima do nível de 1,5 há risco de epidemia. A região 1 apresentou IB de 1,8. O melhor resultado ficou para a área 6, com IB de 0,2.
No próximo sábado, dia 21 de outubro, serão retomados os mutirões aos finais de semana em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. O bairro Esplanada Santa Teresinha, que integra a região do Mourisco, será vistoriado por 66 pessoas, entre agentes do CAS, ACSs (Agente Comunitário de Saúde), profissionais da Vigilância Sanitária e da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). Foram definidos quatro mutirões aos sábados, dos quais dois em outubro e dois em novembro.
A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de conscientização da população, já que cabe às famílias o combate aos criadouros do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
Durante a ADL foram coletadas amostras em imóveis escolhidos aleatoriamente em todas as regiões da cidade. Foram vistoriados cerca de 3.600 imóveis, média de 600 por área. Os resultados obtidos geram o IB, um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nos locais vistoriados e permite saber em quais regiões da cidade há maior risco de transmissão da dengue.
O trabalho de controle é realizado nos meses de janeiro, julho e outubro. A cidade é dividida em seis áreas, onde são verificadas a existência de larvas do mosquito e os tipos de recipientes em que foram encontradas.

Mutirão

Com base no resultado da ADL, o CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté vai priorizar ações de fiscalização e prevenção em bairros que integram a área 1.

ADL geral em 2017
Janeiro – 4,9
Julho – 0,5
Outubro – 0,8

ADL por regiões em 2017
Área 01
Jaraguá, Vila São Geraldo, Parque São Luiz, Areão, Mourisco, Vila das Graças, Vila Rica, Estiva, Parque Aeroporto, Vilage, Portal Mantiqueira.
Janeiro – 4,2
Julho – 0,3
Outubro – 1,8

Área 02
Bonfim, Quiririm, Cecap, Santa Tereza, Chácara Flórida
Janeiro – 4,7
Julho – 0,3
Outubro – 0,5

Área 03
Água Quente, Gurilândia, Ana Rosa Parque Urupês, Santa Clara, Shalon, Vila São José, Maria Augusta, São Carlos
Janeiro – 3,8
Julho – 0,3
Outubro – 0,6

Área 04
Independência, Jardim das Nações, Santa Luzia, Jabuticabeira, Jardim Humaitá, Bom Conselho, Centro
Janeiro – 6,2
Julho – 0,2
Outubro – 1,2

Área 05
Campos Elíseos, Imaculada, Bosque da Saúde, Jardim América, Terra Nova, Três Marias, Chácara Silvestre
Janeiro – 4,7
Julho – 0,8
Outubro – 0,5

Área 06
Belém, Cidade de Deus, Jardim Paulista, São Gonçalo, Estoril, Barreiro, Cataguá, Marlene Miranda
Janeiro – 5,9
Julho – 1,4
Outubro – 0,2