Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

A solidariedade de 4 patas está na moda

A solidariedade de 4 patas está na moda

Uma sociedade consciente pode preservar e, principalmente, transformar a qualidade de vida dos animais proporcionando vida digna e até a própria vida deles. A grande maioria dos cães e gatos, fica abandonada à própria sorte e sofrem todo tipo de violência e maus tratos nas ruas das cidades. A luta de ONGs e protetores independentes dentro dos objetivos da Causa Animal, se parece com o “enxugar gelo”, já que nem todos os animais que nascem, tem lares garantidos e ai começam os problemas com o aumento da população animal.
Hoje em dia, estão cada vez mais comuns as Feiras de Adoção como, por exemplo, a realizada pela ONG Vida Taubaté, há aproximadamente seis anos, na Praça Santa Teresinha, em Taubaté. O evento virou uma espécie de atração turística, já que os pets estão na moda. Segundo o seu presidente, Afonso Neto, a Feira já conseguiu a adoção de mais de 10 mil cães e gatos, ao longo desses anos, graças ao empenho de voluntários e pessoas que querem adotar um amigo. Esse tipo de evento surgiu como, uma alternativa eficaz para conseguir um lar, um novo tutor para animais que sofreram abandono.
“ A posse responsável exige que o tutor entenda que animal não é, um brinquedo que se joga fora porque cresceu, late ou quando fica doente ou envelhece. Ele acaba sendo, um membro da família, que exige além dos cuidados básicos, como água, ração, também amor, carinho e atenção, como qualquer ser. As ONGs acabam fazendo boa parte do trabalho do Poder Público, mas na maioria das vezes, sem nenhum respaldo financeiro. Os pedidos\solicitações para socorrer animais em risco, assim como denúncias graves de maus tratos chegam, a qualquer hora do dia ou da noite e, são atendidos, na medida do possível, já que os recursos não chegam com a mesma velocidade e saem do bolso dos participantes, disse ele”. Recentemente, foi levantada a ideia de que a Feira de Adoção deveria mudar de local, mas depois de uma movimentação por parte dos simpatizantes da Causa Animal junto à Prefeitura ficou resolvido que o evento acontecerá agora, do lado direito da igreja Santa Teresinha, no estacionamento. Segundo o presidente da ONG VIDA, o diálogo prevaleceu e deixou os protetores contentes com a parceria da Prefeitura Municipal de Taubaté, principalmente, com o apoio do Secretário Alexandre Magno.
Quem quiser ajudar de verdade, os animais descãoplique: basta arregaçar as mangas e fazer parte da solução, começando aos poucos conforme a disponibilidade, mas lembrando que pode doar-se de tudo: ração, remédios, roupinhas, jornais, produtos de limpeza e, principalmente, tempo, afinal, a solidariedade em quatro patas também está na moda.