Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

51ª Festa de São Pedro Apóstolo termina neste final de semana

51ª Festa de São Pedro Apóstolo termina neste final de semana

Termina neste domingo, dia 9, a 51ª Festa de São Pedro Apóstolo, da Paróquia de São Pedro, no Alto de São Pedro, em Taubaté. Desde o ano de 2001, a festa faz parte do Calendário Oficial dos Eventos da Prefeitura Municipal de Taubaté, portanto, há 16 anos, contando com o trabalho de todas as pastorais da paróquia e das comunidades a ela pertencentes e, também, apoio da Prefeitura Municipal e da Polícia Militar. Essa conquista foi por iniciativa da ex-vereadora Profª Celinha Marques, paroquiana e participante da festa desde o ano de 1967, conforme Decreto 9.348, de 7 de junho de 2001.
As festividades externas acontecem num clima muito harmonioso e típico das festas juninas/julinas, e são de grande importância para o povo, uma vez que fazem parte da tradição e cultura no cenário da cidade, desde o ano de 1966, completando, neste ano, 51 anos de festividades. Mas o ponto máximo da festa tem ficado por conta da tradição religiosa do evento, na Diocese de Taubaté, movida pela fé dos fiéis católicos, tanto na novena preparatória, quanto no grandioso dia da festa que se aproxima.
Todas as noites da novena, a missa tem sido celebrada por um padre especialmente convidado para refletir sobre os temas propostos para cada dia, sendo o tema central da novena: “O tempo já completou no ventre de Maria”. Centenas de pessoas têm lotado a igreja todas as noites, pois os fiéis, com muita devoção ao padroeiro São Pedro, têm comparecido para fazer seus pedidos, agradecer as graças alcançadas e, também, para louvar a Deus por mais um ano de tão fervorosa festa. Calcula-se que, ao longo dos dez dias, por volta de quinze mil pessoas passarão pela festa.
Neste sábado, dia 8, às 19 horas, acontece o último dia da novena, celebrada pelo Pe. Paulo Vinícius Ferreira Gonçalves, e participação especial do Movimento da Mãe Peregrina, com o tema: “Reunidos com Maria, os discípulos recebem o Espírito Santo para levar a Boa Nova às nações”,. Após a missa, acontecerá animada quadrilha preparada pelos adolescentes, e depois, segue a festança até às 23 horas.
No Domingo, 9 de julho – Dia da Festa – acontecerá uma série de atividades: Às 8h, Santa Missa; às 9:30h, Missa das Crianças, 11h, início “Praça Animada”, que há vários anos acontece para divertir a criançada, assim como toda a família. Ao meio-dia, almoço festivo “feijoada” (convites vendidos antecipadamente). Às 16h, a procissão pelas ruas do bairro, saindo do pátio da igreja, seguindo pelas ruas São Pedro, José Vicente de Paulo, Anacleta do Amor Divino, Av. D. Pedro I e retornando pela rua São Pedro, desde a Praça do Cruzeiro até a igreja. Os moradores, que são na maioria paroquianos, vão preparar as frentes de suas casas, com altares e bandeirinhas. Alguns trechos das ruas, por onde a procissão irá passar, serão enfeitados também no leito da rua. As famílias e outros moradores que acompanham a festa desde os velhos tempos, ao longo desses 51 anos, já estão se mobilizando e se organizando para fazer tapetes ornamentados para a passagem histórica dos andores do padroeiro São Pedro, da Palavra de Deus e de Nossa Senhora Aparecida, uma vez que este ano é considerado pela Igreja o Ano Nacional Mariano, em virtude dos 300 anos da aparição da imagem no Rio Paraíba… uma surpresa esta sendo preparada na chegada da procissão. Em seguida, será celebrada Missa Solene de encerramento da festa, celebrada pelo pároco Pe. Fábio Modesto. Para fechar com “chave de ouro” o grande dia da Festa, que há meio século vem alimentando a tradição, a cultura e a fé cristã do povo da parte alta da cidade e de todos os visitantes, às 23h, acontecerá o sorteio da “Ação entre Amigos”.
A Festa de São Pedro Apóstolo, a cada ano, tem acontecido num clima melhor e mais seguro. É um clima de festa tradicional, com ornamentação e aconchego familiar. Tem de tudo: bolinho caipira, quentão de leite, vinho quente, caldinho, massas, salgados diversos, doces, chocolate, barraquinhas do peixinho e da surpresa, música, bingo, “Ação entre amigos”, com prêmios cativantes, e… muito calor humano.