Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

1ª Semana Literária acontece em Caçapava

1ª Semana Literária acontece em Caçapava

Evento começou na segunda-feira, dia 21 e seguiu até sexta, dia 25.
Durante a semana professores e alunos do ensino médio apresentaram diversas atrações culturais e literárias promovidas pela escola de período integral Dr. Pereira de Mattos.
Essa é a 1ª edição da Semana Literária, que abrirá espaço para novos eventos no próximo ano. No dia 2 de agosto, o escritor André Kondo fez uma pré-abertura devido a sua agenda de recebimento de prêmios em outros estados do Brasil. Neste ano, o tema da edição foi a” Semana de Arte Moderna de 1922” . Foram realizados oficinas de textos literários, teatro, música, declamações de poesias, fotografia e leitura sobre os temas abordados pela Semana.
Durante as intervenções realizadas pelos alunos nos horários de intervalos e ensaios para apresentações, o foco discente na busca pelo saber foi uma das principais evidências de como o estímulo a educação de qualidade pode levar ao protagonismo entre professores e alunos.
Muitos trabalhos foram além da literatura, deixando claro que a boa leitura está em todas as áreas do conhecimento e deve ser sempre estimulada nos jovens como uma verdadeira forma de açambarcar projetos de vida com uma visão de futuro cada vez mais promissor.
Outro aspecto relevante no que concerne à literatura em movimento, diz respeito à formação de leitores, aos multiletramentos e à interculturalidade. Pois, para que toda essa potência de ação se efetive, a reflexão sobre o incentivo à leitura se coloca como elemento sempre presente. Um dos grandes impactos da literatura, afinal, não deixa de ser a formação crítica dos indivíduos.
Assim, pensar a literatura em toda sua plasticidade e capacidade de desdobramento, é o principal objetivo do evento deste ano, informou a professora coordenadora de da área de Linguagens e Códigos, Silvia Medella.