Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Ser Voluntário – Agosto, mês do voluntariado nacional

Ser Voluntário – Agosto, mês do voluntariado nacional

O mês de agosto no Brasil, serve para lembrar o voluntariado, é o mês do voluntariado nacional, dia 28 de agosto é o dia do voluntário nacional. Mas e os outros 11 meses?
Bem, os outros são outros 500 como diria o dito popular.

O voluntariado merece sim ter um mês só para ele e ser lembrado e comemorado, mas principalmente incentivado. Mas a parte do incentivo, parece que na maioria das vezes fica de forma subjetiva, fica sempre nas entre linhas, pois a maioria das matérias que vejo na mídia tradicional, que não são muitas, falam dos exemplos, dão uma notícia, com raras exceções, se transformam em uma leitura motivacional. Mas por que temos que convidar as pessoas para o exercício de uma atividade tão básica?

Por ser extremamente básica, as pessoas acham que sabem, que já realizam de alguma forma. Vamos aos exemplos mais corriqueiros: Doar minhas roupas velhas, doar tampinhas plásticas, doar os móveis que não quero mais, entre outros. Isto não é trabalho voluntário. São ações individuais, que deveriam ser feitas por todos nós, mas trata-se de doação, entre elas dor dinheiro das mais variadas formas.

Mas o trabalho voluntário é muito mais que isso, sem querer dar pesos de necessidade ou importância, é muito mais por ter um envolvimento maior, ter uma dedicação de tempo, fora dos seus afazeres cotidianos, mesmo que se trate de uma ação virtual. O trabalho voluntário é um tempo de qualidade aliado a seu conhecimento para que possa efetivamente fazer a diferença na realidade de ou para quem você está agindo.

É difícil ser voluntário visto o envolvimento? Sim é mais difícil, não devido ao envolvimento, mas à dedicação e compromisso, acho que esta palavra traz toda a complexidade em ser voluntário. Compromisso.
Não é ir quando der, não é participar quando estiver com vontade, não é estar quando e onde eu decidir, voluntariado é ter na grande maioria dos casos, um horário para ser cumprido com regras, portanto pode e deve ser comparado a um trabalho, mas sem a remuneração financeira, mas com um ganho incalculável.

Você está pronto para fazer isso? Caso esteja, procure uma Organização social, séria, comprometida com uma causa que você goste e busque entender como eles lidam com o trabalho voluntário, pois como não estou aqui para passar pano para ninguém, tem organização social que não sabe lidar com voluntários e os trata de qualquer jeito, o que não é correto.

______

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana Ltda., porta voz pela ONU, Global Friends of Volunteering (IAVE), Associado da VRS Consult da Guatemala e professor de Voluntariado da PADLA – México. @roberto.ravagnani