Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Fé e Razão – Consciência: eco da verdade e do bem

“No fundo da própria consciência, o homem descobre uma lei que não se impôs a si mesmo, mas à qual deve obedecer; essa voz, que sempre o está a chamar ao amor do bem e fuga do mal, soa no momento oportuno, na intimidade do seu coração: faze isto, evita aquilo.

O homem tem no coração uma lei escrita pelo próprio Deus; a sua dignidade está em obedecer-lhe, e por ela é que será julgado. A consciência é o centro mais secreto e o santuário do homem, no qual se encontra a sós com Deus, cuja voz se faz ouvir na intimidade do seu ser” (Vaticano II. Gaudium et spes, 16).
A consciência é entre outras coisas juízo sobre a bondade ou a maldade das nossas ações, dos sentimentos, pensamentos, palavras, atitudes que adotamos na vida.

Da consciência bem formada depende o acerto ou desacerto na vida. São das decisões morais que surgem os rumos que vamos dando a vida. Das decisões morais dependem a qualidade moral da existência humana.
Nas escolhas errar nas decisões é um caminho para estragar a vida. Para tomar decisões moras certas é preciso ter referenciais principalmente sobre o bem e o mal, o certo e o errado.

Exige-se certas qualidades para que se possa escutar e captar a voz da consciência, principalmente a boa voz. Exige-se discernimento e uma consciência bem formada. A consciência é uma voz íntima , ouve-se dentre de nós.
No Evangelho Cristo nos diz: “O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho for são, todo o teu corpo (ou seja, toda a vida) estará iluminado. Mas se o teu olho estiver doente, todo o teu corpo (toda a tua vida) estará nas trevas” (Mt 6, 22-23).

A visão dos olhos da alma é fundamental para andar bem e corretamente na vida. Evidente que essa visão pode ser sadia ou doente e disso dependerá termos uma visão clara do bem ou do mal.
Uma consciência errônea chama o bem ao mal e o mal ao bem, oque pode levar a cegueira moral e a degeneração de muitos aspectos da sociedade.

Existe o perigo do subjetivismo que consiste em confundir o eu acho com o que é objetivamente bom e verdadeiro.
A consciência deve ser bem formada. A educação da consciência é fundamental numa sociedade em que as pessoas são submetidas a inúmeras influências negativas.

Prof. José Pereira da Silva