Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Lobato e Saci são destaques em live do 1º dia da programação da Semana

Lobato e Saci são destaques em live do 1º dia da programação da Semana

Nesta terça-feira, 16 de abril, primeiro dia da programação da 72ª Semana Monteiro Lobato, acontece uma live com Cleo Monteiro Lobato, bisneta do autor taubatenano, e Mago Silveira, editor do livro fac-similar O Sacy. Será a partir das 20h no Facebook da Prefeitura de Taubaté.

O tema da live é Lobato e sua criação de Sacis, onde Cleo e Magno vão recordar trechos da vida do autor, falar de seu livro O Saci e debater sobre os trechos da carta que Lobato escreveu para Godofredo Rangel, em 10 de Janeiro de 1917, onde ele dizia que “eles vêm consultar-me sobre o Saci” e ironiza: “Como se eu tivesse alguma criação de Sacis na fazenda. Finjo autoridade, pigarreio e invento”.

Cleo Monteiro Lobato é historiadora, escritora e bisneta do autor, e desde 2018 dedica-se a promover a memória e o legado de Lobato, pai da literatura infanto-juvenil brasileira. Magno Silveira é designer, bibliófilo, pesquisador e recentemente editou, organizou e publicou a edição fac-similar do livro O Sacy, de Monteiro Lobato, livro raríssimo lançado originalmente em 1921.

72ª SEMANA MONTEIRO LOBATO

Com o tema Entre mitos, palavras e fantasias – celebrando o folclore Lobatiano, a semana deste ano, que acontece de 16 a 21 de abril, destaca o rico folclore brasileiro, que também se encontra presente nas obras de Lobato, principalmente no livro O Saci.

Dentre as atividades, estão apresentações culturais, shows, oficinas pedagógicas, feiras literária e de artesanato, espaço de saúde e a tradicional apresentação teatral com a Turma do Sítio.

A programação completa está no link: https://taubate.sp.gov.br/novo/noticias/72a-semana-monteiro-lobato/ .