Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Santo Verbo – São Pedro!

Santo Verbo – São Pedro!

Trilogia junina. Antônio, João e Pedro, conforme a tradição, lembra que festas dessa estação trazem dias de paz e amor ao coração. A conhecida vida de São Pedro, eleito por Jesus a se tornar o primeiro apóstolo.
Pedro, o pescador da região da Galileia, também conhecido como “chaveiro do céu”, nascido em Betsaida, às margens do rio Jordão, nas cercanias do lago de Genesaré. Fortalecido na fé, tido como fundador da igreja católica em Roma e o primeiro papa (42-67) da história.
Quanto ao registro do nascimento de São Pedro não existe data precisa. A substancial fonte de informação a respeito de sua vida consta nos quatro Evangelhos: Mateus, Lucas, Marcos e João, em que há relatos evangélicos do próprio apóstolo. Filho de Jonas, pertencente à tribo de Neftali. Pedro cujo nome era Simão, à época de seu encontro com Jesus morava em Cafarnaum com a família da mulher, (Lc 4,38-39).
Simão Pedro, irmão do apóstolo André, que trabalhava com o seu pai foi apresentado a Jesus, em Betânia.
Na ocasião do primeiro do encontro, Jesus o chamou de “cefas”, termo do Aramaico que quer dizer: rocha, pedra. Significando de modo firme, o apostolado de Pedro para liderança da propagação da fé cristã mundo afora.
Além de mudar o nome de Simão para Pedro, Cristo o elegeu como líder da cristandade aqui na terra. São Pedro é a rocha, alicerce estruturado, que serve de referência à igreja.
“E eu te digo: tu és pedra e sobre esta pedra edificarei minha igreja, e as portas da adversidade não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo que ligares sobre a terra, será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”, (Mt 16: 18-19).

Por Tibério de Sá Leitão