Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Região Sudeste destina 4,3 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas no primeiro semestre

Região Sudeste destina 4,3 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas no primeiro semestre

No primeiro semestre deste ano, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas) retirou dos campos do Sudeste do Brasil 4.321 toneladas dessas embalagens. Essa quantidade corresponde a 18% do total destinado no país.
Com este número, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), núcleo de inteligência do Sistema, registra um crescimento de 2,4% no total destinado na região, se comparado a igual período do ano passado. Em todo o Brasil, o Sistema destinou de forma ambientalmente correta 23.491 toneladas do material, de janeiro a junho deste ano.
O Sistema superou a marca de 430 mil toneladas destinadas corretamente desde o início das operações, em 2002. O sucesso do programa mostra que o Sistema está preparado para atender à demanda da agricultura brasileira.
“O programa se mantém como referência mundial e assume especial destaque este ano, quando IBGE prevê safra recorde de grãos, com mais de 30% de crescimento em relação a 2016. Com a integração dos elos da cadeia produtiva agrícola (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público), estamos prontos para acompanhar as necessidades do setor”, ressalta João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV.

Sobre o inpEV

Há 15 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.
Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.