Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Aleitamento Materno: um gesto que pode salvar uma vida

Aleitamento Materno: um gesto que pode salvar uma vida

Até hoje, dia 5, acontece, a Semana Nacional do Aleitamento Materno. A doação de leite materno é, na verdade, a doação de vida, um simples gesto que salva pequenas vidas, e para estimular essa ação, neste sábado acontece, a partir das 10 horas, na Praça Santa Teresinha, o “MAMAÇO”, um evento da Casa da Criança de Taubaté visando fortalecer, o laço afetivo de mães e filhos, através da amamentação.

O que é um banco de leite

O Banco de Leite Humano nasceu em Taubaté, já era cogitado há 74 anos, quando o Serviço de Proteção à Criança teve início. Mais tarde ficou conhecida como a “Casa da Criança Ondina Amadei Berighs”, sua fundadora e presidente por mais de 40 anos. A Casa da Criança (já tinha essa ideia embrionária naquela época, tanto que o prédio da atual Defensoria Pública ESP foi erguido para abrigar inicialmente, uma maternidade), surgiu no final dos anos 40, com o objetivo de atender sobretudo, aos direitos e, principalmente, as necessidades de saúde de crianças na faixa de 0 a 16 anos gratuitamente.
Já em meados da década de 50, a entidade que contava com sede própria, ao lado do Convento Santa Clara, graças aos esforços contínuos da família Berighs e parcerias com Prefeitura, Unitau, Volks, Pró Vida, teve nos Rotary Clubs de Taubaté aliados que sempre estiveram juntos na implantação do BLH como, por exemplo , com a doação de recursos para aquisição de equipamentos, de um furgão para coleta e mais recentemente, para compra de novos e necessários equipamentos capazes de agilizar todo o processo de análise/ armazenamento do leite. O Banco de Leite Humano foi, um passo importante e significativo para melhorar a qualidade de vida daqueles que nascem no município, quando foi implantado, de fato, há 17 anos. É o único do gênero ligado, à uma entidade assistencial filantrópica. Hoje, existem 72 BLH e mais dois deles estão na região: São Sebastião e São José dos Campos.
O foco desse projeto pioneiro, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba é incentivar e acompanhar, o passo a o passo do aleitamento materno, através de consultas e orientações básicas às mães/nutrizes. Esse banco realiza coleta domiciliar de leite humano doado pelas nutrizes, exames bacteriológicos do leite e sua pasteurização. Depois distribui o leite já processado às UTIs Neonatais dos hospitais conveniados de Taubaté e Pindamonhangaba. Em 2016, por exemplo, foram coletados , no total 1.648.105 ml de voluntárias; 911.110 ml foram pasteurizados e 698.280 ml distribuídos de fato. Segundo a presidente, Vanda Cursinho, aproximadamente 60% do leite cru, tem que ser descartado por negligência das doadoras, na coleta/ armazenamento domiciliar do material e/ou por apresentarem sujidade /contaminação primárias. Segundo Vanda, são feitas palestras sobre cuidados básicos, mas muitas nutrizes não atentam para esses pequenos e importantes detalhes, que acabam fazendo toda a diferença na qualidade do leite humano, um produto precioso, divino que pode salvar muitas vidas”, lembra ela.

A obesidade na mira da entidade

A Casa da Criança também foi pioneira no combate à obesidade, um mal dos tempos modernos, quando em meados de 2007 criou dois outros projetos voltados para prevenção e tratamento da obesidade infantil/ juvenil, um dos sérios problemas de saúde pública no mundo, que acarreta graves consequências psicossociais.
Para o “Viva Leve”, é mantida uma equipe multidisciplinar, composta por médico, nutricionista, educador físico, psicólogos e assistente social para esse trabalho preventivo através de orientação médica adequada, psicossocial individual e grupal com consultas e atividades diversas regulares.
Outro projeto de destaque é o “Alimente-se Bem”, que visa tratar e, principalmente, prevenir as doenças infantis/ familiares, quase sempre decorrentes de maus hábitos alimentares, que levam à obesidade e ao sobrepeso, buscando modificar esses comportamentos através da reeducação alimentar. As atividades são desenvolvidas também por uma equipe especializada no Centro Nutricional, na Academia de Ginástica, também na Horta Orgânica em cursos, jogos, dança, caminhadas e eventos diversos.
As inscrições para esses projetos estão abertas até o final deste mês e podem ser feitas na Praça Cel. Vitoriano, 99 ou tel. 36211581. O telefone do BLH é 36246814 e o site é www.casadacriancataubate.org.br.