Search
terça-feira 30 abril 2024
  • :
  • :

VW suspende layoff em Taubaté após governo lançar programa para carros populares

VW suspende layoff em Taubaté após governo lançar programa para carros populares

Com redução de preços dos veículos, montadora não deve ter layoff neste ano na fábrica

A Volkswagen decidiu suspender o layoff previsto para a fábrica de Taubaté. Com isso, a medida não deve mais ser adotada neste ano na unidade. O comunicado foi feito pela montadora ao Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) nesta quarta-feira, 31.

O posicionamento da Volks ocorre após o governo Lula anunciar, na semana passada, um programa que prevê descontos de até 10,96% no preço dos carros populares. O incentivo será voltado a veículos de até R$ 120 mil.

“Isso atinge diretamente a nós trabalhadores e o produto que temos aqui na fábrica de Taubaté. Essa foi uma discussão do movimento sindical juntamente com o Governo Federal e as montadoras. E agora já começamos a ver os resultados”, aponta o presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião.

O desconto será feito por meio de cortes em impostos, como IPI e PIS/Cofins. As faixas de redução vão levar em conta fatores como emissão de carbono, geração de empregos, nacionalização das peças e preço.

“As fábricas que tiverem essas características vão ter a oportunidade de ter a redução no preço dos carros. A Volkswagen, em um primeiro momento, anunciou que iria suspender em um mês o layoff. E agora a Volks já informa que até o final do ano não haverá mais layoff na fábrica de Taubaté”, explica Claudião.

Atualmente Taubaté produz o Polo Track, novo carro de entrada da Volkswagen que substituiu o Gol. A fábrica conta com cerca de 3 mil trabalhadores e o layoff seria aplicado em um turno de produção, atingindo 800 funcionários. Mas com o novo cenário de produção, a medida não deve mais ser adotada neste ano.

“Isso é muito importante para os trabalhadores e trabalhadoras. O que nós queremos é que a produção fique efetiva, tendo a garantia dos nossos empregos”, afirma o presidente do Sindicato.

Programa

O programa com foco na redução no preço de automóveis também terá como objetivos melhorar a eficiência energética da frota e alavancar a cadeia produtiva ligada ao setor automotivo brasileiro.

O benefício incluirá redução de PIS, Cofins e IPI de veículos com preço de até R$ 120 mil, envolvendo, ao todo, 33 modelos de 11 marcas. O corte de impostos será variável, escalonado a partir de um índice resultante do desempenho do veículo em três fatores:

a) eficiência energética (nível de emissão de carbono);
b) densidade industrial (capacidade de gerar emprego e crescimento no entorno);
c) preço (ampliação do acesso).

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, essa é uma medida temporária de estímulo para um setor que responde por 20% do PIB da indústria de transformação e que está com 50% da capacidade instalada ociosa. Dessa forma, o programa vai ajudar a manter os empregos diretos e indiretos nas montadoras e em toda cadeia produtiva.

Poderá haver ainda reduções definidas por montadoras e outras relativas à venda dos carros direto da fábrica. O governo deverá emitir Medida Provisória (MP) permitindo esse tipo de transação.

Outro destaque é que a renovação da frota atende aos objetivos do Programa Rota 2030, que entra em sua segunda fase no segundo semestre. A meta geral é reduzir em 50% as emissões de CO.