Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Vale Saber! Conheça a acadêmica Andreia Martins

Vale Saber! Conheça a acadêmica Andreia Martins

Andreia Martins de Andrade Faria nasceu em 21 de maio de 1970, em Taubaté. Filha da professora e escritora Aparecida Silva Martins de Andrade e do empresário do ramo de marcenaria e carpintaria Jairo Reinaldo Martins de Andrade.

Andreia escreveu sua primeira poesia aos 16 anos e desde então, adquiriu gosto pela escrita. Cursou Magistério, é Bacharel em Direito pela Universidade de Taubaté, em Pedagogia, graduada em Letras e Literatura e em Artes. Especializou-se em Docência do Ensino Superior e Língua, Linguística e Literatura.
Tem uma vasta experiência como professora e gestora na área de Educação. A partir de 1989 começou a lecionar, como estagiária, e posteriormente professora na Escola Particular “Coelhinho Branco”, permanecendo durante 10 anos.

Ingressou na escola pública, como professora em 1997, foi professora da Sala Ambiente de Leitura de 2011 a 2017 e Vice-diretora na Escola Estadual Arrecieres Natali, em Caçapava-SP em 2017.
Foi professora Coordenadora na Escola Estadual Dr. Antônio de Moura Abud – Taubaté-SP – 2018 a 2020 e Vice-Diretora na Escola Estadual Prof. “Álvaro Ortiz” – Taubaté- SP – 2022/2023.

Lecionou na Escola Estadual Amácio Mazzaropi no Programa de Ensino Integral e, atualmente, é Coordenadora de Gestão Pedagógica na Escola Estadual Prof. Álvaro Ortiz.

Produção literária

É autora da poesia “O MEDO”, publicada na Obra: “Fenix Logos” – Logos nº 15 – Julho /2015 – Carmo Vasconcelos e Henrique L. Ramalho. Poesia “Sedução”, que ganhou o 2º Lugar no Concurso Nacional de Poesias do Movimento União Cultural. Recebeu Menção Honrosa com a poesia “O sagrado Natal”, no II Concurso Literário e artístico da AVLA em 2021.
Possui um Blog Pessoal no Facebook sobre Cultura e Conhecimentos Gerais que traz diversas poesias de sua autoria.
É Supervisora Geral no Movimento União Cultural da Academia Rotariana de Letras, Artes e Cultura – ALARC e Acadêmica titular, ocupando a cadeira de nº 2, cujo patrono é Amácio Mazzaropi na Academia Valeparaibana de Letras e Artes – AVLA.