Search
segunda-feira 20 maio 2024
  • :
  • :

Vale Saber! – AVLA em ação

No dia 1°de fevereiro, o presidente da Academia Valeparaibana de Letras e Artes, Carlos Gouvêa, esteve reunido com o Secretário de Cultura e Economia Criativa de Taubaté, Fernando Paschoal de Oliveira e a Diretora de Cultura Elaine Rodrigues Bueno, que também faz parte da AVLA.

Na pauta, celebração de parcerias entre a Secretaria e a Academia, calendário de eventos culturais, aplicação do saldo da Lei Paulo Gustavo e editais da Lei Aldir Blanc 2.
“Foi um momento para colocar toda a nossa capacidade criativa e de união em torno da Cultura à disposição da Secretaria de Cultura de Taubaté”, afirmou o presidente.

A AVLA deverá participar ativamente das iniciativas culturais municipais, além de propor outras. “Não viemos para criticar, cobrar, pedir ou dar ideias inviáveis. Viemos oferecer parceria”, concluiu o presidente.

O impressionista Breno Ferreira

Um grande talento da pintura está se despontando na região. Breno Ferreira, membro da Academia Valeparaibana de Letras e Artes, já fazia enorme sucesso com suas pinturas no espaço virtual. Em dezembro de 2023, realizou sua primeira exposição, na Galeria Mestre Justino, no Centro cultural Toninho Mendes, em Taubaté. Foram expostas 42 telas que mostram o talento indiscutível do artista, com técnica apurada do espatulado, em paisagens e marinhas.

Camila Judice: Jesus e as mulheres

A escritora Camila Judice, membro da AVLA, é autora de uma obra riquíssima em reflexões. Trata-se do livro: “Mulher, ainda não chegou minha hora”. Vivendo os tempos de espera soba luz das sete frases de Jesus para as mulheres.

Segundo a autora, “foram três anos escrevendo essa obra, que foi tomando forma, e me levando por rumos bem diferentes do que pensei no começo. Sete pedidos no Pai Nosso… Sete Frases ditas no alto da Cruz… E uma descoberta: Jesus pronunciou SETE vezes a palavra MULHER”.

Sete Frases deixadas para nós… Não foi à toa! Existe um propósito aqui. Jesus teve encontros profundos com as Mulheres de seu tempo. E quer saber? Ele quer um “replay”, quer reviver essas histórias, esses encontros com VOCÊ.

No livro, a personagem Ester é convidada para um retiro de silêncio, serão 9 dias acompanhada pelo bom Monge José. Durante todo esse tempo trilhará pelas madrugadas daquele mosteiro, dentro de si mesma. Uma história fundamentada no episódio das Bodas de Canaã: “Mulher, ainda não chegou a minha hora.” Uma história sobre grandes encontros, descobertas, fé, perdão e transformação. O enredo é banhado a muito vinho, dos piores aos melhores! Tempos áridos de espera, confiança, curas e libertações.

Romance, mistério, reflexão, meditação, caminho, espiritualidade. Encham as talhas com água e preparem os seus corações! O milagroso processo de águas de tristeza, desilusão… Serão transformadas em vinho de alegria, Fé e Amor!

Até o nosso próximo encontro!