Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda terá eleição nesta semana

Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda terá eleição nesta semana

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba irá realizar nos dias 17, 18 e 19 de abril o processo eleitoral da entidade

Apenas uma chapa se apresentou para a disputa com toda a documentação necessária, a “Chapa 1 – Unidade, Resistência e Luta”. O atual presidente André Oliveira é candidato à reeleição, assim como o vice, o vereador Herivelto Moraes – Vela, hoje licenciado. Ambos são dirigentes pela fábrica Gerdau.

A votação é exclusiva para sócios, mas isso já abrange a maioria da categoria. Mesmo não havendo disputa, o presidente André Oliveira reforça o chamado para que os trabalhadores façam o seu voto nas urnas.

“O número de sócios de uma fábrica tem peso quando o Sindicato vai para uma rodada de negociação com os empresários. Nossa voz fica mais forte tendo mais sócios. Da mesma forma, mostrar um resultado de grande participação dos trabalhadores na eleição é importante para as negociações”, disse.

Esta eleição será toda presencial, diferente da última que foi on-line por causa da pandemia de Covid-19. Outra novidade é que ela será de apenas um turno, para eleição do quadro geral de sindicalistas e da composição dos cargos. Em 2022, a categoria aprovou a possibilidade de fazer isso quando não houvesse disputa. A medida trará economia para a entidade, uma vez que não haverá gastos com a organização de um turno inteiro de votação.

O roteiro de votação, das urnas fixas e itinerantes, está disponível no site sindmetalpinda.com.br. A sede da entidade, que fica à rua Sete de Setembro, 232, centro, também será ponto de votação nos três dias de eleição.
Pinda é a cidade mais metalúrgica do Vale do Paraíba. A categoria tem 8.027 trabalhadores segundo dados do CAGED e assim reúne 22% de todos os 36 mil empregos da cidade.