Search
segunda-feira 6 maio 2024
  • :
  • :

Santo Antônio do Pinhal reúne municípios da serra com empresa de energia

Santo Antônio do Pinhal reúne municípios da serra com empresa de energia

Encontro avaliou os problemas que deixaram os municípios sem energia após as chuvas e traçou ações de prevenção

A Prefeitura da Estância Climática e Turística de Santo Antônio do Pinhal sediou nesta sexta-feira, 20, um encontro com representantes dos municípios de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, e a diretoria da Neoenergia. O evento do dia 12 de outubro chegou a 400 chamados, o pior na história da concessionária na região da Serra da Mantiqueira, segundo os representantes da empresa.

As cidades foram afetadas com a falta de energia, sendo alguns bairros por mais de 48 horas, após as chuvas do dia 12 de outubro.

A Neoenergia explicou que as equipes técnicas têm um limite de ocorrências para conseguir atender e suprir as necessidades no mesmo dia. Porém, quando os eventos ultrapassam mais de 56 chamados de falta de energia, quedas de árvores em rede, entre outros, o município ou região entra em situação de crise.

Cerca de 27 mil clientes foram afetadas nessa crise e foi necessário deslocar equipes de outras regiões para dar conta do atendimento.

A empresa afirmou que precisou reconstruir mais de 10km de rede, além de trocar 30 postes e 20 transformadores.
Foram priorizados os serviços e equipamentos de saúde, incluindo residências que possuem equipamentos como respiradores.

O prefeito de Santo Antônio e presidente do CISMA (Consórcio Intermunicipal Serra da Mantiqueira), Anderson Parrão, explicou que a Prefeitura, por meio da equipe de Defesa Civil, atua na desobstrução de vias e estradas, poda e remoção de árvores caídas, porém depende da concessionária quando as quedas atingem a rede, pois é necessário o desligamento da rede para execução dos serviços.

COMPROMISSOS – Ficou decidido no encontro que representantes dos três municípios, envolvendo a Defesa Civil, a concessionária Neoenergia e as secretarias de Meio Ambiente, farão uma parceria para mapeamento e poda imediata das árvores.

A ação preventiva poderá evitar que árvores prestes a cair ou atingir a rede provoque o rompimento de cabos com ventos e chuva forte.

Os municípios cobraram da Neoenergia mais investimentos em modernização e atualização técnica de toda a rede de energia.

As prefeituras também formalizaram um pedido para que a concessionária envie um relatório com todas as ocorrências registradas entre os dias 12 e 16 de outubro.

Participaram da reunião, além do presidente do CISMA, o secretário de Turismo Fábio Santos, a chefe de Gabinete Mayara Marieli, o presidente da Câmara Adriano dos Santos; o presidente da Acasap (Associação Comercial de Santo Antônio) Jader Faria; o secretário de Planejamento de São Bento Rafael Barbosa (representando a prefeita Ana Catarina); a presidente e o secretário da Câmara de São Bento Thaynara Pereira e Márcio Arantes, respectivamente; o vice-presidente da Câmara de Campos do Jordão Luiz Alberto de Oliveira; e a diretoria da Neoenergia, Eduardo Zornoff (consultor), Lincoln Tadeu Santos (gerente regional) e Renan Bravo (gerente).