Search
terça-feira 30 abril 2024
  • :
  • :

Saldo das vagas na indústria de Taubaté cresce quatro vezes no primeiro trimestre

Saldo das vagas na indústria de Taubaté cresce quatro vezes no primeiro trimestre

O saldo de vagas na indústria cresceu mais de quatro vezes em Taubaté no primeiro trimestre do ano. Segundo dados divulgados no último dia 27 pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o setor teve um resultado positivo de 675 vagas em janeiro, fevereiro e março. No mesmo período do ano passado, foram 143 postos de trabalho.

Para o presidente do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), Claudio Batista, o Claudião, dois fatores explicam o crescimento de vagas nas indústrias da cidade. O primeiro são os acordos coletivos firmados pela entidade com as fábricas, que viabilizaram novos produtos e contratos.

O outro motivo são as primeiras medidas tomadas pelo novo Governo Federal, mostrando que a indústria não será mais vista como um setor secundário. “O setor industrial é de extrema importância para qualquer país que busca o desenvolvimento e melhoria para a classe trabalhadora. Mas temos que avançar ainda mais”, afirma Claudião.

Somando todos os setores (indústria, agropecuária, comércio, serviços e construção), Taubaté teve um saldo de 1050 vagas no primeiro trimestre de 2023. No ano passado, esse resultado foi de 71 vagas.

“O emprego industrial segue em recuperação com o recorde de 675 novos postos de trabalho e contribuição de 54,1% para o total das vagas geradas no município”, destaca a economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Renata Belzunces.

Especialistas avaliam que esse movimento poderia ser mais intenso com uma taxa básica de juros mais baixa. Na quinta-feira (4), o Banco Central manteve a Selic em 13,75%, o que encarece operações como financiamentos.

Novo emprego

A metalúrgica Francine da Silva Ribeiro Couto, de 28 anos, iniciou o ano em um novo emprego. Contratada pela Gestamp, ela afirma que além do salário, trabalhar na indústria tem muitos benefícios em comparação com outros setores. “Já trabalhei no comércio e em escritórios. Não tem como comparar”, disse Francine, que atua como auxiliar de produção.