Search
terça-feira 30 abril 2024
  • :
  • :

Rotary Club de Taubaté e a Semana Monteiro Lobato

Rotary Club de Taubaté e a Semana Monteiro Lobato

Em 1952, Gentil Camargo foi convidado a realizar palestra na Semana Euclides da Cunha na conferência no Rotary Club. Ao término, fez uma pergunta aos participantes: “Por que Taubaté que não é berço natal de Euclides da Cunha, não foi em Taubaté que escreveu “Os Sertões”, instituiu uma semana homenageando o escritor e não o fazia com o nosso escritor Monteiro Lobato??
Sabendo desta terra fértil que é o Rotary Club, lanço aqui esta ideia!!!”

Imediatamente uma comissão organizadora formada pelos rotarianos Oswaldo Barbosa Guisard e Antônio Mello Júnior iniciou a elaboração do evento da Semana Monteiro Lobato, sendo dia 18 de abril data do seu nascimento e usada como referência, sendo realizada a 1ª. Semana em 1953. O objetivo maior era resgatar a importância e a contribuição de Monteiro Lobato na literatura, no pensamento e política brasileira.

Jornal O Estado de S. Paulo – edição de terça-feira, 14 de abril de 1953

Teve início ontem, as solenidades da 1ª Semana Monteiro Lobato, que a terra natal do escritor de “Urupês” e maior escritor de literatura infantil do Brasil, celebrará anualmente, assim cultuando a sua memória e mantendo-a viva no coração dos taubateanos e de todos os brasileiros.

A cerimônia inaugural realizou-se em sessão solene na Câmara Municipal, efetuada às 20h30. À mesa tomaram assento os senhores presidente da Câmara Sr. José Geraldo de Oliveira Costa, prefeito municipal Sr. Felix Guisard Filho, vice-prefeito Sr. Antonio de Moura Abud, juiz de direito Benedito Julio de Oliveira Braga, promotor público Aurélio da Rocha Lima, delegado regional Itálo Ferrigno, deputado Jaurés Guisard e o jornalista Rubens do Amaral, que representava oficialmente a Academia Paulista de Letras e a Câmara Municipal da Capital.

Estavam também presentes os senhores Diomar Pereira da Rocha, presidente da Câmara Municipal de Guaratinguetá, vereadores e a comissão organizadora composta pelos Rotarianos Oswaldo Barbosa Guisard, Antonio de Mello Junior e Gentil de Camargo.

No dia 13 a comissão organizadora e autoridades de Taubaté em uma cerimonia no local do novo Colégio Estadual e a Escola Normal Monteiro Lobato para o lançamento da pedra fundamental.

Nas primeiras edições sem muito sucesso, devido a um movimento na cidade contra o escritor, os organizadores destacaram que a importância do escritor e mudaram o formato e conceito, hoje estamos na 72ª edição, sendo há anos organizada pela Prefeitura Municipal de Taubaté, tendo o Sitio de Pica Pau Amarelo com a casa e um ponto turístico da cidade.

Em 2002 foi instituído o “Dia de Monteiro Lobato” ou também conhecido como “Dia Nacional do Livro Infantil”, nesta data o escritor é homenageado nas escolas, centros culturais e bibliotecas.
Teatros, leituras e apresentações são realizados por todo o Brasil.

Em 2010 Taubaté recebeu o título de “Capital Nacional da Literatura Infantil”.

Venha nos conhecer!!

Nossas reuniões acontecem às quartas-feiras às 20:00h
Casa da Amizade, Av. da Saudade, 81, Jardim Humaitá, Taubaté/SP

Rodrigo Ronconi dos Santos Abrahão de Barros
Diretor de Imagem Pública do Rotary Club de Taubaté
[email protected]