Em mais um movimento estratégico, voltado ao fortalecimento do turismo e da cultura em Campos do Jordão -reconhecida como a “Suíça Brasileira”-, representantes do setor público, institucional e cultural participaram de uma reunião que pode marcar um novo ciclo de planejamento integrado para o município. O encontro foi articulado pelo agente cultural e presidente eleito da Academia de Letras de Campos do Jordão, Carlos Gouvea, que promoveu a aproximação entre o Conselho Municipal de Turismo de Campos do Jordão e a Rede Cidade de Comunicação e Cidadania. A iniciativa reforça o reconhecimento à importância de conectar experiências consolidadas em produção cultural ao planejamento estratégico do turismo local.
Além de Carlos Gouvea, participaram do encontro o presidente do COMTUR, Paulo César da Costa; o presidente da Rede Cidade de Comunicação e Cidadania / TV Cidade Taubaté, Mário Jefferson Leite Melo; e a gestora de projetos, Claudia Valéria de Castro Perroni Leite Melo. O encontro, marcado por trocas técnicas, apresentação de ideias e alinhamento institucional, ocorreu nas dependências da Danguá Restaurante e Pizzaria.
Durante a reunião, os dirigentes da Rede Cidade apresentaram uma minuta com 12 sinopses de projetos culturais e turísticos pensados para atuação ao longo de todo o calendário anual da cidade — contemplando baixa, média e alta temporada. “A proposta busca contribuir com a diversificação da agenda cultural, a ampliação do fluxo turístico e o fortalecimento da identidade local”, destaca Mário Jéfferson.
Nos bastidores, destacou-se o papel de articulação do agente cultural Carlos Gouveia, que levou à mesa dirigentes com histórico reconhecido na execução de projetos culturais estruturantes. A confiança depositada no trabalho da Rede Cidade, especialmente por meio da TV Cidade, foi apontada como um dos fatores determinantes para a realização do encontro.
Outro ponto relevante da pauta foi o debate sobre o projeto de Lei nº PL 5.942/2025, que propõe a criação do SENATUR. O representante do setor turístico local manifestou preocupação quanto à viabilidade da proposta no atual cenário. Durante a reunião, houve contato telefônico com o conselheiro da FIESP, Marcello Sollero, reforçando o alinhamento de posicionamento crítico já adotado por entidades do setor produtivo.
Como encaminhamento, ficou acordado que o COMTUR disponibilizará à Rede Cidade um diagnóstico detalhado das ações turísticas do município, abrangendo diferentes períodos do ano. O material servirá de base técnica para o desenvolvimento de projetos estruturados, que deverão ser elaborados em parceria com a Prefeitura, a Secretaria de Turismo — atualmente sob gestão de Fábio Izar —, além de outros agentes culturais e institucionais.
“A expectativa é que a colaboração resulte em propostas capazes de consolidar Campos do Jordão como destino turístico de referência durante todo o ano, ampliando oportunidades econômicas e fortalecendo o patrimônio cultural da região”, afirmou a gestora de projetos, Cláudia Mello.














