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sábado 11 maio 2024
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Qual a relação entre espiritismo e educação?

Qual a relação entre espiritismo e educação?

• Marcus De Mario – Instituto Brasileiro de Educação Moral-IBEM/RJ
Entendimento da questão ainda é precário
Em entrevista concedida a um jornalista, este me perguntou qual seria a relação existente entre o Espiritismo e a Educação, quando pude esclarecer que com o lançamento de O Livro dos Espíritos, por Allan Kardec, em abril de 1857, os Espíritos Superiores e o próprio Codificador deixam claro que é missão do Espiritismo a transformação moral da humanidade, e que essa transformação coletiva somente pode acontecer com a transformação moral dos indivíduos, e apontam a educação como caminho natural para esse processo, e fazem questão de explicar que não se trata da educação meramente cognitiva, e sim a educação que combate as más tendências e potencializa as virtudes, ou seja, a educação moral. Assim, temos que o Espiritismo é doutrina de educação do ser integral e imortal que todos somos, preparando para a vida durante a encarnação e também para após a morte.
Não há como ter dúvida da relação estreita e profunda do Espiritismo com a Educação, mesmo porque o Espiritismo é, antes de tudo, uma ¬ filosofia que tem seus princípios assentados sobre a observação dos fatos, ou seja, a manifestação dos espíritos, e disso chegando a consequências de ordem moral, ou seja, religiosas. A crença na imortalidade da alma, na vida que continua além da morte e na reencarnação transformam nosso entendimento sobre quem somos, de onde viemos, o que estamos fazendo aqui e para onde vamos. Naturalmente isso deságua numa educação diferenciada, espiritualizada, humanista, ética, que leva em consideração que a criança é um espírito reencarnado, dotado de experiências e aquisições intelectuais e afetivas trazidas de suas vidas passadas e sua preparação para a nova existência. Com o Espiritismo temos uma nova teoria do desenvolvimento da criança, pois todos os teóricos, como Piaget, Walon, Vygotsky e outros, são materialistas, nunca levaram em consideração a alma imortal.
Agora, se fizermos uma radiogra¬fia do movimento espírita brasileiro, vamos ver que o entendimento da relação Espiritismo-Educação está ainda superficial, deixando a desejar, pois contam-se nos dedos as instituições espíritas mantenedoras de escolas, além de verifi¬carmos que muitos Centros Espíritas não possuem a evangelização, ou educação, infanto-juvenil, que deveria ser prioridade. Percebemos muita ênfase em tratamento espiritual, sessões de psicogra¬fia, reuniões mediúnicas, distribuição de bolsas de mantimentos aos mais carentes, mas pouca ênfase na educação das novas gerações e em nossa autoeducação. Todas as atividades, todos os serviços proporcionados à população pelo Centro Espírita são importantes, mas qual deveria ser a prioridade?
É fato que quando público textos, imagens e vídeos sobre educação em minhas redes sociais, destacando-se o Facebook e o Instagram, tenho muito menos curtidas, comentários e compartilhamentos do que quando trato de outros temas relacionados ao Espiritismo. Isso revela que nós, espíritas, ainda não apreendemos a importância da educação e a missão da própria doutrina junto à humanidade. Estamos despendendo esforços em terapias e serviços para o corpo, deixando a alma à revelia. Acontece que a desencarnação nos levará de retorno ao mundo espiritual, sem o corpo biológico, e então, o que faremos se tudo ¬ fizemos para o que é perecível e passageiro, e quase nada ¬ fizemos com relação à nossa imortalidade? Cuidemos da educação moral. O problema que enfrentamos no Brasil não é a corrupção, ou a falta de segurança pública, ou a previdência falida, ou a má gestão pública, e, sim, a falta de investimento na educação moral, na formação do caráter das gerações que, mantendo-se egoístas e materialistas, mantém um ciclo perverso de males sociais e injustiças e de afastamento das lições imorredouras do Evangelho. O Espiritismo é o Cristianismo Redivivo, mas se nós espíritas não nos aplicarmos intensamente na educação, seremos quais letras mortas ou videiras secas, e teremos que responder perante a lei divina, pois a luz nos foi entregue, e, ao invés de a colocarmos bem alto para tudo e todos iluminar, a colocamos debaixo da mesa, escondida, quando é nosso dever desenvolver uma nova educação, na família e na escola, com o Espiritismo, para ¬ finalmente termos uma sociedade mais justa e feliz.