Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Prefeitura de Taubaté instala placas de alerta sobre presença de carrapatos

Prefeitura de Taubaté instala placas de alerta sobre presença de carrapatos

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Taubaté, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, instalou na última semana de agosto, 15 placas de alerta sobre presença de carrapatos em pontos estratégicos da cidade.

A maioria das áreas apresenta vegetação alta, que margeia rios por onde transitam grupos de capivaras, potenciais hospedeiros dos carrapatos.

As placas foram instaladas na avenida da Escola Sedes (av. Amador Bueno da Veiga, 220), rua Geralda Marcolino de Oliveira (Jardim Jaraguá), rua Otaviano Evangelista de Paula (Parque Esperança), rua Geraldo de Bona (Vila São José), rua José Branquinho Braga, no cruzamento da rua Salvador Pires de Medeiros com a avenida da Fraternidade (Jardim Ana Rosa), e na avenida Renato Ortiz (Esplanada Santa Terezinha).

A cidade de Taubaté não possui casos positivos de febre maculosa. A ação tem como objetivo a prevenção da ocorrência da doença, que depende da mudança da relação das pessoas com os animais silvestres e a conscientização da população frente aos riscos provenientes da exposição aos vetores.

Os carrapatos são vetores da febre maculosa brasileira, doença grave e potencialmente letal, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii.