Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Exercícios físicos na terceira idade: benefícios

Ter uma rotina de exercícios impacta no bom funcionamento do corpo. A prática de atividade física na terceira idade ajudam a reduzir a ação do tempo tais como o enfraquecimento dos músculos, perda do equilíbrio, perda da agilidade e flexibilidade e da resistência muscular.

Praticar exercícios físicos melhoram essas capacidades físicas o que significa na prática melhoria da qualidade de vida. Essa melhoria na capacidade física significa ter mais autonomia e independência no cotidiano. Sempre praticar com supervisão de um profissional habilitado.

A prática de atividade física ajuda no convívio com outras pessoas. A prática libera endorfinas, serotonina que proporcional sensação de bem-estar. Também ajuda na prevenção de certas doenças.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a partir dos 65 anos a atividade física deve ser moderada, no mínimo três dias na semana.

A prática da atividade física traz inúmeros benefícios: ganho de massa muscular, aumento da massa óssea minimizando os riscos de osteoporose, redução da gordura corporal, fortalecimento da musculatura, redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol, glicemia, melhora o sono e ganho de disposição.
Moderar a intensidade da atividade física é algo que pode ser feito a partir de uma consulta médica.

Seja para exercícios aeróbicos ou funcionais é importante entender os limites do corpo. É importante buscar uma atividade física prazerosa e que traga motivação ao dia a dia.

Os exercícios físicos para idosos são uma contribuição para que as pessoas de terceira idade tenham mais qualidade de vida.

Fazer exercícios físicos ajuda a manter o cérebro do idoso em alerta, pois assegura o pleno funcionamento das funções cognitivas. O exercício físico na terceira idade surge como uma maneira de retardar ou mitigar os efeitos naturais do envelhecimento. Os exercícios estimulam a circulação sanguínea, melhora a oxigenação dos tecidos, fortalece o sistema imunológico e impulsiona o metabolismo.

Prof. José Pereira da Silva