Search
sábado 27 abril 2024
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Atividade física e longevidade

O comportamento humano e a biologia são complexos e interagem com a sociedade e o meio ambiente em geral.
Praticar exercícios físicos provoca o equilíbrio nos níveis hormonais e também previne doenças. Atividade física reforça as relações interpessoais. O humor da pessoa melhora, a disposição aumenta e o rendimento no trabalho melhora. Melhora o sono, diminui as chances de ter diabetes bem como o seu controle, reduz o risco de AVC, ajuda no emagrecimento, diminui a pressão arterial, melhora o controle das doenças cardiovasculares, auxilia na circulação sanguínea. Melhora a função cognitiva, fortalece o sistema imunológico, regula o sistema hormonal.
Alguns estudos mostram que a prática de três minutos de exercícios moderados ou intensos para cada hora do dia podem reduzir em 30% as chances de morte precoce.

A atividade física funciona como fator para aumentar a longevidade das pessoas.

A prática regular de atividade física já está mais que estabelecida como uma forma eficaz de garantir qualidade de vida e reduzir a mortalidade. Qualquer tipo de atividade física regular é melhor que nada.

O impacto positivo da atividade física regular em aspectos cognitivos, na saúde mental e no bem-estar geral do indivíduo durante o processo de envelhecimento é evidenciado em diversos estudos clínicos.

A atividade física tem impacto positivo no reforço da autoestima, associada à melhor imagem corporal e à autonomia que advém da maior mobilidade física que os exercícios físicos desencadeiam.

A prática regular de atividade física é essencial para a saúde e o bem-estar geral do ser humano. Os benefícios são numerosos e abrangentes, impactando diferentes aspectos da saúde física, mental e social.

Prof. José Pereira da Silva