Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Atividade física e fortalecimento dos ossos

Toda prática de atividade física leva a alterações no metabolismo ósseo via força mecânica, ou indireto, promovido por fatores hormonais. Quando uma força mecânica é aplicada no tecido ósseo ajuda na remodelação óssea.

A prática regular de exercícios físicos fortalece os ossos e músculos. A falta de massa óssea é uma das principais causas de osteoporose. A prática da musculação é importante para o fortalecimento muscular e ósseo. Pois aumenta a lubrificação das cartilagens, melhora as articulações e reduz dores. Quem tem problemas nas articulações devem consultar um médico antes de treinar.

À medida que envelhecemos, os ossos tornam-se menos densos, ficando fracos e assim sujeitos a fraturas. Geralmente a partir dos 35 anos de idade, perdemos cerca de 0,5% de massa óssea por ano. O processo se acelera nas mulheres na menopausa. O pico de massa óssea acontece geralmente durante a terceira década da vida e após essa fase, começamos a sofrer com a perda dessa massa.

Estudos mostram que exercícios físicos podem retardar o declínio do fortalecimento ósseo.
Ao fortalecer os ossos significa retardar o aparecimento de diversas condições que afetam o sistema musculoesquelético.

A atividade física ajuda a manter os ossos fortes, ao coloca-los sob tensão e submetê-los a solavancos e golpes. O osso também responde diretamente ao músculo local, que, se bem desenvolvido, oferece benefícios adicionais para a formação óssea.

A resistência dos ossos é um fator diretamente relacionado ao exercício físico.

Prof. José Pereira da Silva