Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Manejo sustentável da Suzano contribui para a preservação da biodiversidade e registra 441 espécies em São Paulo

Manejo sustentável da Suzano contribui para a preservação da biodiversidade e registra 441 espécies em São Paulo

Foram contabilizados 4.722 animais, sendo 37 mamíferos, 304 aves, sendo 29 com algum grau de ameaça de extinção

O manejo sustentável realizado pela Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em suas florestas tem contribuído para a preservação da biodiversidade nos diferentes biomas como cerrado e mata atlântica no Estado de São Paulo. Nas áreas da empresa houve o registro de 4.722 animais, em 441 espécies, divididos em 37 mamíferos, 304 aves, sendo 29 espécies registradas com algum grau de extinção, seguindo os critérios do IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Estado de São Paulo.

A base florestal da companhia está inserida em diferentes mosaicos de cobertura florestal e abriga diversas fitofisionomias dos biomas cerrado e mata atlântica. De modo geral, elas possuem remanescentes capazes de contribuir para a conservação de várias espécies, em especial daquelas endêmicas do bioma ou ameaçadas de extinção.

Entre as espécies listadas, estão o Tamanduá Mirim (Tamandua tetradactyla), o Veado (Mazama amaricana), o Pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens), espécie em risco de extinção pela IUCN e a Onça-parda (Puma concolor), que apesar de não estar na listagem do órgão internacional pela vasta ocorrência em diversos hábitats distintos de toda a América do Sul, é considerada uma espécie em situação vulnerável tanto pela lista de animais do Estado de São Paulo como a do Ministério do Meio Ambiente.

Com uma base florestal de 370 mil hectares no Estado de São Paulo, intercalados com pouco mais de 134 mil hectares destinadas à conservação ambiental, a Suzano atende a determinação da Lei que estabelece 20% de área de preservação e inclui 10% a mais para a obtenção de melhores resultados na ação de preservação. “Com o propósito de renovar a vida a partir da árvore, o plano de manejo florestal concilia o cultivo de eucalipto com a conservação dos recursos naturais. Temos um compromisso de trabalhar por um futuro sustentável e a conservação da biodiversidade e das matas nativas são fundamentais nesse processo, além disso, a Suzano é signatária do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, iniciativa que estipula restaurar 15 milhões de hectares o bioma no país até 2050”, afirma Paulo Ricardo da Silva Rodrigues, coordenador de Meio Ambiente Florestal da Suzano.

A Suzano também possui, entre seus compromissos de longo prazo, a meta de conectar, até 2030, meio milhão de hectares de fragmentos florestais por meio de corredores ecológicos nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia. A área, o equivalente a quatro vezes a cidade do Rio de Janeiro, visa possibilitar o deslocamento de animais silvestres e promover o aumento da cobertura vegetal e, consequentemente, a regeneração da biodiversidade em áreas prioritárias.

Manejo sustentável

O plano de manejo da companhia ainda engloba monitoramento de recursos hídricos, plano de gestão de resíduos sólidos nas áreas de proteção, restauração ecológica, e programas de conscientização ambiental, promoção de conhecimento e treinamento por meio da parceria com o Instituto Ecofuturo e o programa Floresta Viva, que visa conscientizar os(as) colaboradores(as) (próprios(as) e terceiros(as)), parceiros(as) e comunidades do entorno sobre os impactos e perigos de um incêndio, o que fazer para evitá-los e como proceder quando detectar algum foco, criando assim uma camada adicional de proteção às áreas preservadas e florestas da empresa.

Conheça o Plano de Manejo Suzano: https://storage.googleapis.com/stateless-site-suzano-com-br/2023/07/2c576680-resumo2022-sp_v6.pdf