Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Ulisses

Ulisses aparece em várias passagens da Ilíada, mas está presente em toda a Odisséia, da qual é o héroi epônimo. Seu nome grego é Odisseus; Ulisses vem do latim, Ulixes. A epópeia de Ulisses, atribuída a Homero, é um pouco mais recente do que a Ilíada (séc. VIII a.C) e é composta de mais de 12 mil versos. Ulisses é um mortal, filho de Laerte e Anticléia. Marido de Penélope e pai de Telêmaco, reina na pequena ilha grega de Ítaca.

A Odisséia conta o retorno de Ulisses a Ítaca. Após dez anos de guerra, a cidade de Tróia é vencida, graças a um estratagema imaginado por Ulisses: um imenso cavalo de madeira, abandonado diante das muralhas pelos soldados gregos, que aparentemente haviam se retirado de suas posições. Acreditando que o cerco havia chegado ao fim, os troianos levam o cavalo para o interior das muralhas. Quando vem a noite, os gregos chefiados por Ulisses descem do cavalo e desencadeiam o combate. Apanhados de surpresa, os troianos são vencidos.

Hábil, prudente , comedido, Ulisses é um personagem mais complexo do que o exaltado Aquiles. A figura de Ulisses apresenta alguns pontos de obscuridade, como testemunham suas várias aparições em tragédias antigas ( Sófocles, Eurípedes). Assim, a imagem que a posteridade lhe atribui é totalmente ambígua: para os estóicos ele é o emblema da virtude e da energia, mas para outras vertentes da tradição ele encarna a astúcia, a fraude, a diplomacia inescrupulosa.

Por esbanjarem imagens surpreendentes, as aventuras de Ulisses tem sido também uma constante inspiração para pintores e cineastas: O olhar de Ulisses, filme do diretor grego Theo Angelopoulos, 1995).

Prof. José Pereira da Silva