Search
segunda-feira 17 junho 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Neorrealismo italiano

A estética neorrealista domina o cenário italiano no pós Segunda Guerra Mundial. Os temas recorrentes do neorrealismo são: a pobreza e o atraso do sul da Itália, o fascismo, a resistência à ditadura de Mussolini e a vida urbana popular.
Citaremos alguns escritores do neorrealismo italiano:
a) Italo Calvino (1923-1985) no inicio desenvolve o neorrealismo e depois o realismo grotesco. Posteriormente dedica-se a narrativa filosófica. Sua linguagem é marcada pela imaginação, ironia e humor. Escreveu entre outros: Nossos antepassados (trilogia), Se um viajante numa noite de inverno, As cidades invisíveis e As cosmicômicas.
b) Primo Levi (1919-1987) foi preso pelos nazistas. Escreveu: É isto um homem? A tabela periódica e Se não agora, quando?
c) Alberto Maravia (1907-1990) seus escritos proporcionam uma visão da sociedade italiana. Escreveu: Os indiferentes, A vida interior, A romana, Contos romanos.
d) Cesare Pavese (1908-1950) uma das personalidades mais importantes de sua época. Escreveu: De sua terra, A lua e as fogueiras. Escreveu poemas : Trabalhar cansa. Suas obras são marcadas por um realismo lírico-mítico.

Prof. José Pereira da Silva