Search
sábado 4 maio 2024
  • :
  • :

Lab Móvel começa a funcionar oficialmente em Aparecida

Lab Móvel começa a funcionar oficialmente em Aparecida

Na manhã de sexta- feira, 6, o laboratório móvel do Instituto Butantan recebeu, para análise, as primeiras amostras de testes feitos em pessoas com suspeita de Covid-19 em Aparecida.

O lançamento oficial foi acompanhado pela imprensa da região e contou com a presença de cientistas do Butantan, responsáveis pelo projeto. Também estiveram presentes, o Prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira, Piriquito, a Secretária Municipal de Saúde, Simone Oliveira e a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Denise Braga.

O Prefeito de Aparecida aproveitou a oportunidade para conhecer de perto a tecnologia de ponta que compõe o laboratório que tem capacidade para até 300 análises em 24h. “O Instituto Butantan é um destacado e importante centro de pesquisa, e não digo só para o Brasil, como para o mundo. Recebemos com muita satisfação a oportunidade de ter essa parceria em benefício da nossa população”, destacou o Prefeito.

A estrutura da unidade que funciona em um contêiner tem 12 metros de comprimento e três de altura. Dois vidros permitem as pessoas do lado de fora acompanhar todo o processo da análise de um teste.

Segundo o membro da equipe do Butantan, Médico Antônio Jorge Martins, a região possuí uma demora em relação ao tempo de espera pelos resultados dos exames e Aparecida foi escolhida para o lançamento devido a referência que a cidade tem não só para o Brasil, como fora do país. “O tempo de espera para o resultado do exame variava entre 5 e 7 dias, mas com o laboratório a análise será feita em até 24 horas”.

Aparecida é a primeira cidade a receber o projeto no Estado de São Paulo. Batizada como Lab Móvel a ação tem como objetivo acelerar o processo de testagem dos casos suspeitos, além de rastrear variantes da Covid-19. O laboratório itinerante permanece na cidade até a próxima sexta- feira, 13, na Praça Padre Vitor Coelho de Almeida (conhecida como Praça Kennedy).