Search
quarta-feira 1 maio 2024
  • :
  • :

I Festival de Violas, Causos e Prosas em São Luiz do Paraitinga

I Festival de Violas, Causos e Prosas em São Luiz do Paraitinga

Evento será nos dias 12 e 13 de abril, no Distrito de Catuçaba

O I Festival Violas, Causos e Prosas será realizado em Catuçaba nos dias 12 e 13 de abril, e tem como principal foco o fomento a cultura regional, trazendo grandes violeiros da região e do país, o evento contará com diversas linguagens da viola caipira durante a programação, transitando por canções causos e prosas de uma forma singular no palco da Praça São Pedro em Catuçaba no município de São Luiz do Paraitinga, não perca essa oportunidade única de presenciar a genuína cultura caipira em um dos berços da cultura brasileira.

No sábado, no período da manhã, estará funcionando a “Feirinha da Vila” onde você poderá encontrar produtos agrícolas e artesanato local. Alguns comércios locais estarão servindo, bolinho caipira, pastel de farinha e o delicioso “Afogado”, prato típico muito comum nas Festas do Divino e de São Pedro de Catuçaba.

Músicos Convidados:

Adriana Farias
Adriana Farias é natural de São Paulo. Cantora, violonista e violeira de música popular brasileira. Durante cinco anos atuou na banda de Leandro e Leonardo. Entre 1998 e 2015, foi convidada a integrar a banda de country music Barra da Saia. Durante esse período Adriana orgulha-se de ter feito dueto com Hebe Camargo. Em 2016, começou carreira solo após 16 anos dedicados ao grupo Barra da Saia.

Orquestra de Violas Rio Abaixo “Mestre Jorge Charleaux”

Orquestra de Viola Rio Abaixo – Mestre Jorge Charleaux é formada por violeiros e violeiras de São Luiz do Paraitinga. Com poesia, causos e violas de 10 cordas, o grupo toca clássicos da música brasileira instrumental. O objetivo é divulgar a música raiz e inspirar a formação de outros grupos, fortalecendo a identidade cultural caipira. Tem como regente o violeiro e arte educador Moreno Overá.

Thiago Rossi
Thiago Rossi é natural de Olhos D’água no norte de Minas Gerais, residente no município de São Luiz do Paraitinga, é músico, compositor, arranjador, produtor cultural e luthier. Bacharel em viola caipira pela Universidade de São Paulo (USP). Integrante da Orquestra Filarmônica de Violas e do Grupo Zaravi.
Circulou por cidades do território nacional e Portugal com o quarteto de viola instrumental, Viola Arranjada.

Moreno Overá

Moreno Overá é natural de Campinas-SP. Radicado em São Luiz do Paraitinga desde 2008. Ele tem um trabalho que aborda elementos essenciais da cultura caipira, como a Festa do Divino e a Folia de Reis, e tudo que envolve o folclore nacional.

Violeiro Levi Ramiro
Levi Ramiro é natural de Uru, pequena cidade do interior Paulista, o violeiro e artesão é conhecido por tocar em instrumentos que ele próprio fabrica como as violas de cabaça. Com base nos valores da cultura popular e misturando elementos que formam nossa música Brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições a poesia e simplicidade da vida interiorana.

Paulo Freire

Paulo Freire é natural de São Paulo. Violeiro e compositor. Filho do psicanalista e escritor Roberto Freire (1927-2008), começa a tocar violão aos 14 anos por influência do irmão, o músico Tuco Freire (1954-2015). Em 1973, estuda guitarra no Centro Livre de Aprendizagem Musical (Clam) 1, que lhe abre os ouvidos para a música instrumental.