Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

GPS – A Esquina do Mundo II

GPS – A Esquina do Mundo II

Tendo como limite o Mar Mediterrâneo Oriental, a região conhecida como “A Esquina do Mundo” se estende pelas nascentes dos Rios Tigres e Eufrates e contorna o Mar Negro, alcançando a Ucrânia.
Os territórios da região sofrem com a opressão de países vizinhos como Turquia, Irã e Rússia, além da irresponsabilidade de grupos terroristas.
Adicionalmente, minorias étnicas são desprezadas, como exemplo as tribos curdas.

O Curdistão não é um país soberano. Os curdos, um grupo étnico de aproximadamente 30 milhões de habitantes habitam regiões da Turquia, Armênia, Irã, Iraque e Síria, mas não possuem território. Corresponde à maior população sem pátria do mundo, segundo a Revista National Geographic.
Infelizmente, o Curdistão se encontra em uma das regiões mais instáveis do planeta.

Os curdos podem ser considerados uma população com origem no mundo medieval e possuem a mesma língua. Tiveram forte desenvolvimento na Baixa Idade Média, força que não foi suficiente para conter a expansão otomana.
A paz dos curdos ficou definitivamente afastada com o avanço do Império Otomano, logo após a Queda de Constantinopla, em 1453.

Com o fim do Império Otomano logo após o final da Primeira Guerra Mundial, o Tratado de Sèvres, em 1920, poderia ter tornado o Curdistão autônomo.

A possibilidade foi uma vitória para o nascente Movimento Nacionalista Curdo, mas não foi levado adiante. Parece que a Europa já se considerava vitoriosa sem o domínio otomano sobre o Oriente Médio, ocupando a Turquia apenas a Ásia Menor.

O Tratado de Lausanne em 1923 encerrou qualquer expectativa positiva em relação à demarcação territorial curda. Desde então, os curdos têm tentado inúmeras vezes criar o Estado Curdo, mas sem esperanças.

Oprimidos pela Turquia por um lado e pelo Irã e Iraque ao sul, os curdos sofreram pelas frequentes guerras do Petróleo na região: durante a Guerra Irã-Iraque no início dos anos 80, os curdos sofreram com ataques de armas químicas. Só havia uma alternativa à morte certa, tentar fugir.

Durante a Primeira Guerra do Golfo, início dos anos 1990, refugiados curdos se abrigam no interior da Turquia. As forças aliadas conseguiram criar um refúgio que abrigou mais de um milhão de curdos. Paralelamente, o Iraque retrocedeu e concordou com a participação da população curda na política do páis.

VER GALERIA

Desconhecidos por quase todo o mundo, os curdos, são desta forma, um dos povos mais ameaçados e esquecidos do Oriente Médio.

__________

José Alencar Galvão de França
Formado em Direito pela USP e especialista em Direito Romano pela Universidade de Roma, “La Sapienza”